Após nadar em águas turbulentas nas primeiras semanas de trabalho, Maurício Barbieri enfim parece encontrar um pouco mais de tranquilidade no Flamengo. A série de vitórias e a liderança do Campeonato Brasileiro diminuíram a pressão sobre o treinador. Diante da evolução da equipe, a diretoria do Rubro-Negro voltou a discutir a possibilidade de efetivar o treinador no cargo.
A vitória sobre o Internacional manteve o Flamengo na ponta do Brasileiro. Além do resultado, a partida mostrou que o time dá claros sinais de melhora e exatamente por isso, os dirigentes voltaram a discutir a efetivação de Barbieri. O pensamento é que o interino ganhará mais confiança caso seja efetivado no cargo.
A contrapartida parece ser o presidente Eduardo Bandeira de Mello. O mandatário não estaria convencido de que a efetivação de Barbieri seria a melhor opção. Até mesmo por isso, o Flamengo tentou a contratação de treinadores mais experientes, entre eles Renato Gaúcho, hoje no Grêmio. A relutância está na falta de experiência do treinador e também na pressão que o time sofrerá por bons resultados, principalmente na Copa Libertadores.
Questionado pela imprensa, Barbieri se mostrou tranquilo com relação ao assunto. “Estou como técnico do Flamengo e bem tranquilo em relação a isso. Sigo fazendo meu trabalho. Isso é com a direção. A minha motivação é poder contribuir para os bons resultados da equipe”, afirmou o interino.
O Flamengo volta a campo na próxima quinta-feira, quando recebe a Ponte Preta, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Como venceu o jogo de ida por 1 a 0 em Campinas, o Rubro-Negro terá a vantagem do empate nesta quinta para avançar. Derrota por um gol de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Foto: Gilvan de Souza