Mutirão de serviços será no próximo sábado (26). Emissão da primeira via de identidade é gratuita
Bertha Muniz
Os moradores de Rio das Ostras que ainda não possuem carteira de identidade poderão retirar seus documentos de forma gratuita durante o Detran Presente. No próximo sábado (26), a população será atendida das 9h às 16h, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, localizada na Alameda Jardim Campo Mar, nº 600 – Jardim Campomar. A emissão de carteira de identificação é o serviço mais procurado durante o mutirão.
“Nas duas cidades da Região dos Lagos por onde o Detran Presente já passou, o serviço de identificação civil foi o mais procurado. Tenho certeza de que em Rio das Ostras não será diferente. Nosso mutirão aproxima os serviços do Detran da população. Queremos oferecer serviços de qualidade com rapidez e agilidade. Sabemos das demandas reprimidas e queremos facilitar o acesso aos serviços”, diz Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.
Para emissão da carteira de identificação, o cidadão não precisa fazer agendamento, basta ir ao Detran Presente com uma certidão original: nascimento ou casamento. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$36,09. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa com a Defensoria Pública - que estará no evento.
Além da identificação, o Detran Presente também conta com outros inúmeros serviços, como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a vistoria anual dos veículos, o licenciamento anual sem vistoria, a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão. Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. Confira a lista completa dos serviços que serão oferecidos no www.detran.rj.gov.br.
Agendamentos abertos
Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros - como licenciamento anual, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação da Carteira Nacional de Habilitação - precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran também fará ações educativas para os participantes.