Mídias Sociais

Política

Cadastramento biométrico do TRE-RJ chega à cidade de Rio das Ostras

Publicado

em

 

Início do cadastramento aconteceu nesta sexta-feira, 11, e vai até 9 de dezembro

 

 

Tunan Teixeira

Depois de passar por Armação dos Búzios, Niterói e São João da Barra, o cadastramento biométrico começou nesta sexta-feira, 11, para os eleitores de Rio das Ostras, que têm até o dia 9 de dezembro para realizar o procedimento ou terão o título de eleitor cancelado.

“Quem não fizer o procedimento terá o título cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos”, avisou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), responsável pelo cadastramento.

Documentação – Para fazer o cadastramento, o eleitor deverá levar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz, de água, ou correspondência expedida por pessoa jurídica, como, por exemplo, instituições bancárias ou de crédito, TV por assinatura ou a cabo, além de empresas e órgãos públicos, entre outras, mas desde que emitido até 3 meses antes da data do atendimento.

O TRE-RJ explicou que, em caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo.
Os eleitores que deixaram de votar ou faltaram aos trabalhos eleitorais deverão pagar as respectivas multas antes de realizar o cadastramento biométrico, e para tanto, poderão obter a guia de pagamento da multa nos próprios postos de atendimento ou em qualquer zona eleitoral.

“O cadastramento, que vai até 9 de dezembro deste ano, é obrigatório para os mais de 85 mil eleitores de Rio das Ostras, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos, e analfabetos”, acrescentou o Tribunal.

De acordo com o órgão estadual, só estão dispensados aqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados pela zona eleitoral do município e os que tiverem registrado em seu histórico no cadastro eleitoral o código indicativo de deficiência, que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Sistema – O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. “Quando comparecer ao posto de atendimento, o eleitor fará a coleta da impressão digital, irá tirar fotografia digital e também atualizará os dados cadastrais”, explicou o Tribunal, reforçando que, no dia da eleição, o eleitor será identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital, e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação.

Atendimento – O atendimento está sendo realizado na Vila Olímpica, na Rua Irmã Faustina, s/n, no bairro Village, e no cartório eleitoral do município, que fica na Avenida Guanabara, 3.837, no Bosque da Praia. Os eleitores podem se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

O TRE-RJ revelou também que, para quem quiser evitar filas, a opção é agendar o procedimento a partir do dia 25 de agosto, pela internet, através do site do Tribunal, www.tre-rj.jus.br/biometria, ou ainda pelo telefone (21) 3436-9000.

 

Foto: Reprodução


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana