Mídias Sociais

Cultura

Festival Macaé de Cultura e Gastronomia apresenta mais novidades em drinks e sobremesas

Publicado

em

 

Há pouco mais de 24 horas dias para a abertura do 12º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que começa nessa quarta-feira, 6, a organização do evento não para de divulgar novidades de todos os tipos para a edição do evento nesse ano.

Além de mais de 30 atrações musicais confirmadas, com destaque para a Orquestra Voadora, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, que promove o evento em parceria com a prefeitura, anunciou novidades em sobremesas e drinks, entre outras.

Para a edição 2023, o festival contará com 4 bares de drinks com bartenders e mixologistas, dos restaurantes, Ilhote Sul, Cozinha Urbana e Gêmeos, além da Cachaçaria Sete Engenhos, convidada do evento.

Segundo a organização, todos os drinks terão preços a partir de 25 reais, mesma faixa de preços das sobremesas criadas especialmente para o festival pelos estabelecimentos, Calebito, Existe um Lugar, Lugano, Mirabolando, Nuvem de Mel, Sweet pop, Kopenhagem, Churros Ki delícia, Santa Maria Laticínios e Dona Donuts, e que terão preços que variam entre 20 e 25 reais.

Para os bons bebedores que pretendem visitar o festival, que acontece entre os dias 6 e 10 desse mês, os 4 bares terão diversas atrações, como o lançamento de drinks criados especialmente para o evento, como acontece no bar do Ilhote Sul.

Além dos drinks, o bar do Ilhote Sul contará com a presença do mixologista Pedro Resende, representante do Gin YVY, destilaria mineira premiada internacionalmente e destaque por apresentar a 1ª garrafa de gin com refil em lata do mundo.

“Estou levando para Macaé toda brasilidade de uma carta de drinks atuais, a mesma criada para o recente festival Fartura Brasil. Nosso menu vai do Sul ao Nordeste com muita variedade. Será uma viagem gastronômica pelo Brasil, com sabores intensos e marcantes. Tudo pensado e elaborado para homenagear o nosso país”, adiantou Pedro Resende.

Para o chef do Ilhote Sul, Renato Martins, o lançamento do Gin YVY no bar de drinks traz também a consciência sobre o uso sustentável aliado ao consumo dos produtos da destilaria, já que as garrafas foram adaptadas para latas de 710ml.

Outros destaques dos bares de drinks devem ser o Mulheres Urbanas, criado pelo Cozinha Urbana, com uma combinação de espumante, licor de morango e citrus, a Meladinha, licor de melado de cana com cachaça da Cachaçaria Sete Engenhos, e o Cavaleiros, do Gêmeos, com base de maracujá, toque de gengibre, gin, borda de coco queimado com mel, e com creme de limão.

“Apreciar um drink é mais do que apenas saborear; é mergulhar em uma jornada de sensações. Cada drink simboliza a criatividade, a curiosidade e a busca incessante por novas sensações gustativas. É a expressão artística que flui dos bartenders, que dedicam tempo e esforço para trazer combinações que desafiam as expectativas”, disse o presidente do Polo Gastronômico, André Alcino.

Já nas sobremesas, os destaques serão o Dôsdileite, criado pela chef Patrícia Luziê, do Calebito, um doce de leite caramelizado coberto com farofa crocante de nozes e sorvete de queijo da canastra; a Torta de Pistache, elaborado pelas chefs Jessica Salles e Vívian Mussi, do Existe um Lugar, com massa de farinha de amêndoas, linhaça, chocolate 70% e leite em pó zero lactose, recheada com pasta de pistache com toque de baunilha; o ChocoBrownie, da chef Lidiane Mota, do Lugano, recheado com brigadeiro branco e coberto com chocolate ao leite derretido da casa, acompanhado de sorvete de creme e raspas de chocolate branco; a Torta de Maçã, do chef Alex Saidler, da Mirabolando Confeitaria, com especiarias e servida com coulis de frutas vermelhas; e o Vulcão Romeu e Julieta, da Nuvem de Mel, um bolo de queijo com brigadeiro cremoso de parmesão, calda quente e cremosa de goiabada.

“Ser um confeiteiro exige, além de habilidade e técnica com as panelas, uma boa pitada de criatividade. Isso porque o profissional não é apenas responsável por reproduzir receitas, mas também por criar e elaborar. Receitas exclusivas e com diferenciais são as marcas registradas de qualquer confeitaria profissional”, disse Gabriele Frazão, da Nuvem de Mel.

O 12º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, que é promovido em parceria entre o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros e a prefeitura, terá como tema “Serra e Mar”, com pratos comercializados ao preço único de 35 reais, sobremesas entre 20 e 25 reais, entradas e petiscos por 20 reais, e drinks por 25 reais.

“Os chefes mostrarão toda criatividade na cozinha show elaborando ao vivo pratos para degustação, harmonizados com rótulos de vinhos, cachaças e estilos de cervejas artesanais”, acrescenta o Polo Gastronômico.

Com toda a programação realizada na Orla dos Cavaleiros, o evento começa às 18h nos dias 6 e 8, e às 13h nos dias 7, 9 e 10, com shows musicais nos 5 dias de evento acontecendo em 2 palcos montados, um na areia, em frente ao restaurante Picanha do Zé, próximo à Rua Viña Del Mar, e outro, na Rua Ministro Salgado Filho, entre os restaurantes Durval Gastronomia e Ilhote Sul.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana