Mídias Sociais

Política

Firjan atualiza ferramenta gratuita que calcula preço final da fatura do gás para os consumidores

Publicado

em

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) atualizou, nessa semana, a ferramenta Calculadora da Tarifa de Distribuição de Gás Natural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que simula valores totais das faturas de gás do consumidor, conforme o volume de compra do consumidor de cada segmento.

Segundo a Firjan, a última deliberação da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio (AGENERSA) teria apontado uma redução no preço final do gás ao consumidor.

Lançada no ano passado, a ferramenta, que está disponível para download no site da Firjan, foi atualizada com os preços vigentes em cada Estado, trazendo dados dos reajustes tarifários até o fim do 1º semestre desse ano.

“Em julho desse ano, a Petrobras anunciou nova redução média de 7,1% nos preços de comercialização do gás natural às distribuidoras, que entraram em vigor a partir de 1 de agosto. Com os reajustes trimestrais, o acumulado no ano já alcança aproximadamente 25% de queda nos preços de venda dos contratos entre a fornecedora e as distribuidoras.

Esses ajustes são repassados às distribuidoras de gás canalizado estaduais, que devem repassar e alterar suas tarifas para os segmentos residencial, comercial, industrial e Gás Natural Veicular (GNV). No Rio de Janeiro, o consumidor do interior do Estado contou com uma redução média de 4,1% na tarifa da CEG Rio, enquanto a região metropolitana atendida pela CEG teve redução média de 2,5% no custo do gás no mês de agosto. Utilizando como base um consumidor industrial com 10 mil m³/dia (metros cúbicos por dia) de demanda, na comparação dessa nova tabela com a vigente entre maio e julho, a redução na tarifa média de gás natural na CEG e CEG Rio foi de 4% e 5%, respectivamente. Nesse cenário, o interior do Rio de Janeiro segue com a 2ª tarifa mais competitiva na Região Sudeste, enquanto a Região Metropolitana do Rio fica com a 5ª posição”, explicou a Firjan.

De acordo com a Federação, nesse cenário, a CEG Rio tem a 9ª tarifa mais competitiva do país, com a CEG ficando na 15ª posição entre as 19 distribuidoras do território nacional analisadas pela ferramenta.

“A calculadora considera 19 das 27 distribuidoras de gás natural no território nacional, que disponibilizam as tarifas praticadas por cada Estado no mercado de gás natural. A ferramenta calcula a tarifa final ao consumidor de gás natural do mercado cativo, a qual é composta pelo custo da aquisição da molécula de gás natural, da tarifa de transporte, margem de distribuição e impostos”, completou a Firjan.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana