A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), de Macaé, recebeu, nessa semana, o diploma Heloneida Studart de Cultura, na categoria Gestão Cultural e Formação e Qualificação na Área de Cultura, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).
A premiação da unidade, que é uma das duas únicas escolas públicas de formação profissional na área de artes cênicas do interior do Estado, juntamente com o Centro de Formação Artística em Dança, Música e Teatro, de Rio das Ostras, acontece no ano que a Emart completa 20 anos de atividades.
Diretora da Emart, a atriz e diretora, Cláudia Byspo, recebeu o prêmio das mãos da presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputada estadual Verônica Lima (PT), durante a sessão solene no Palácio Tiradentes, sede do governo estadual.
Na ocasião, Cláudia Byspo esteve acompanhada pelos coordenadores dos cursos técnicos de Teatro, Jardel Maia, e de Música, Leonardo Passos, que posaram para fotos com o diploma da Alerj em mãos após a solenidade.
Secretário de Cultura, pasta que é responsável pela administração da Emart, Leandro Mussi afirmou que o diploma é um importante reconhecimento pela contribuição da unidade para a cultura do Estado do Rio.
“Para a gestão municipal, este prêmio representa um respaldo público da relevância das atividades culturais da Emart e ajuda a fortalecer a imagem positiva da administração na promoção de cultura na região”, avaliou Leandro Mussi.
Para a diretora da Emart, o diploma representa também uma motivação e um reconhecimento pelos 20 anos da unidade, responsável por formar artistas profissionais que atuam em várias áreas do mercado de trabalho nacional.
“Essa instituição formou muitos artistas para o mercado de trabalho, que estão em grandes canais de TV do Brasil ou atuam fora do país, até no Japão, levando o nome da Emart. Esse prêmio salienta a preocupação da instituição com a qualidade dessa qualificação. Fora isso, aponta para uma gestão atenta às políticas culturais desenvolvidas no Brasil. Todos os premiados firmam a marca de uma política cultural resistente e permanente. É um selo de continuidade. Não somos um projeto estanque. Esse prêmio vem tornar notória essa escola e dá a ela visibilidade”, afirmou Cláudia Byspo.
A atriz e diretora teatral reforçou ainda a importância do diploma pelo impacto de um prêmio destinado a uma escola do interior do Estado, que ajudam na formação técnica profissional dos artistas sem que eles precisem deixar suas cidades rumo a capital, ou para instituições em outros estados.
“A Alerj reconhece a política cultural de qualificação profissional que está sendo desenvolvida fora da capital. Só temos duas no interior, a Emart e o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), em Rio das Ostras. Elas inibem a ida dos munícipes para outros lugares”, completou Cláudia Byspo.
De acordo com a prefeitura, a Emart se sobressaiu na categoria por oferecer cursos técnicos de Teatro, com ênfase em montagem de espetáculos; e de Musical, com habilitação em instrumento ou canto; além dos cursos livres de Teatro para adolescentes e adultos, de Musicalização Infantil e de Pintura, cursos básicos de Música, e o Coral da Cidade de Macaé.
“Esse ano, a Emart prepara um espetáculo especial comemorativo de seus 20 anos. Nesse período, a escola realizou diversas montagens teatrais e shows musicais, no Teatro Municipal de Macaé e em seu foyer, e exposições, na Galeria Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura, sempre abertos ao público. Fora isso, foram montadas as tradicionais encenações da Paixão de Cristo e outros eventos em variados espaços do município e fora dele”, ressaltou o município.
Localizada no Centro Macaé de Cultura, que abriga também a sede da Secretaria de Cultura e o Teatro Municipal de Macaé, a Emart tem sua sede passando por reformas estruturais, funcionando provisoriamente no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no centro da cidade.
“Com a reforma, a sede será totalmente reestruturada. Novos elevadores serão instalados, garantindo acessibilidade, e também divisórias acústicas, aprimorando a qualidade do ensino-aprendizagem. A instituição conta com quadro docente composto por bacharéis ou licenciados, pós-graduados, muitos com mestrado e doutorado em suas áreas de atuação e larga experiência artística e docente”, reforçou a prefeitura.