Evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Tunan Teixeira
O Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), parece cada vez mais comprometido com a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) no município.
Após uma Audiência Pública realizada nesta semana, realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), por meio da 2ª Promotoria de Investigação Penal (2ª PIP) de Campos e da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Campos, para debater o tema, o prefeito anunciou que irá apresentar uma planilha de custos para a implantação da central até o dia 18 de abril.
A audiência serviu para a apresentação da Central de Monitoramente de Volta Redonda, que servirá como parâmetro para a instalação do sistema de vigilância em Campos. Segundo o MP-RJ, a partir da entrega das planilhas pelo prefeito, deverá ser realizada outra Audiência Público para discussão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
De acordo com a promotora de Justiça Renata Felisberto Chaves, da 2ª PIP de Campos, a implantação do sistema de vigilância era uma reivindicação antiga da comunidade campista, devido ao aumento da criminalidade no município.
“O Ciosp é uma alternativa que oferece os recursos necessários para que os órgãos de segurança pública possam executar suas atividades de forma mais qualificada e eficiente, prevenindo ações delituosas e auxiliando a investigação criminal com recursos tecnológicos de última geração”, explicou Renata Felisberto.
O projeto prevê não só a instalação de câmeras, mas também a integração entre os órgãos de segurança e a prefeitura, proposta que também foi defendia pela promotora Maristela Faria, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Campos, que ressaltou a união dos órgãos de segurança como fundamental para que a iniciativa dê certo.