O distrito de Rocha Leão, em Rio das Ostras, passou a integrar um projeto de desenvolvimento ecoturístico, fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O anúncio foi feito pelo município nessa quinta-feira, 5, depois de uma apresentação da iniciativa, realizada na terça-feira, 3, com a participação de representantes da prefeitura, do Sebrae, e da comunidade local.
De acordo com a prefeitura, o objetivo do projeto é organizar o território como destino turístico sustentável, integrado a preparado para receber visitantes, contando com a proximidade da Reserva Biológica União (Rebio União) entre seus atrativos.
“A localidade é reconhecida pelo patrimônio ambiental, por estar situada no entorno da Reserva Biológica da União, e pelo valor histórico e cultural, evidenciado pela antiga Estação Ferroviária e por equipamentos históricos preservados na região. Novos produtos turísticos estão previstos para lançamento em 2026”, confirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro (DC).
A reunião que sacramentou o projeto contou ainda com a presença do coordenador do Departamento de Indústria e Petróleo do município, Mário Max, e a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), Rosemarie Teixeira, além da produtora cultural e moradora do distrito, Dayana Ceh, e de representantes do Sebrae.
Ainda segundo a prefeitura, o projeto prevê o envolvimento direto de guias, artesãos, produtores rurais, empreendedores e moradores, fortalecendo o turismo de base comunitária e a geração de oportunidades locais.
O município lembra que, durante o ano passado, Rocha Leão recebeu ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo visando a ampliação da visibilidade do distrito junto a especialistas em ecoturismo.
“O próximo passo será a realização de um diagnóstico técnico conduzido pelo Sebrae, que irá identificar oportunidades, desafios e vocações do território. A partir desse levantamento, será feita a formatação de roteiros turísticos e culturais, com aplicação ao longo de 2026, integrando a estratégia do município de diversificar a oferta turística, fortalecer o turismo sustentável e ampliar o tempo de permanência dos visitantes em Rio das Ostras”, completou a prefeitura.