Órgão informou ainda que em todo o estado, cerca de 5 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a doença
Daniela Bairros
A Secretaria de Estado da Saúde informou nessa segunda-feira (03) que a vacina contra a febre amarela vai entrar, em 2018, no Calendário de Vacinação, em todo o estado. Segundo balanço do órgão, entre janeiro e junho deste ano, foram disponibilizadas 5.926.305 doses de vacinas para os 92 municípios. A estimativa da secretaria estadual é de que cerca de 5 milhões de pessoas já tenham sido vacinadas. Considerando que uma dose da vacina é suficiente para imunizar pelo resto da vida, além de levar em conta que cerca de 1 milhão de habitantes do Rio de Janeiro já tenham sido imunizados anteriormente, a estimativa do Estado é que entre julho e dezembro, entre 5 e 6 milhões de pessoas sejam imunizadas nos próximos meses.
No início deste ano, a Secretaria Estadual da Saúde solicitou, antes mesmo de terem sido registrados casos da doença no território fluminense, a vacina contra a febre amarela, que passará a fazer parte do calendário de rotina no Rio de Janeiro.
Vacinação em Macaé
Segundo a prefeitura, Macaé registrou, até o momento, cinco casos de febre amarela, com dois óbitos. Em todo o estado, são 23 casos da doença.
No último sábado (1º), quando foi realizado o Dia D de vacinação, 70 pessoas, entre crianças, jovens, idosos e gestantes, foram vacinadas contra a febre amarela. Desde o início da campanha, cerca de 185 mil pessoas foram imunizadas contra a doença na cidade.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethe.
Dia D
Além da vacina contra a febre amarela, foram disponibilizadas também em Macaé, vacinas contra o HPV e Meningite.
O Dia D de vacinação contra o HPV, em meninas de nove a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos, imunizou 400 jovens. Foram aplicadas 226 doses contra a meningite em adolescentes de 12 e 13 anos.
Em nota, a Prefeitura de Macaé informou que essas vacinas fazem parte do calendário de imunização do adolescente e estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. Esse período da campanha é para intensificar o processo.
Sobre o HPV e Meningite
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso e a sua transmissão acontece, principalmente, pelo contato sexual.
A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (6 e 11) estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (16 e 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.
Meningite
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear um quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Quem ainda não se vacinou, basta ir a um posto mais próximo. Confira os postos de vacinação em Macaé:
- Casa da Vacina (Rua Antero Perlingeiro, n° 76, Centro);
- Pronto-Socorro Aeroporto (Rua Curuncango, S/Nº, Parque Aeroporto);
- Ajuda A (Rua nove, s/n°);
- Ajuda B (Estrada do Incra, s/n°);
- Ajuda C (Rua Projetada 1, s/n°);
- Aroeira (Rua Eucaliptos, 184);
- Aterrado do Imburo (Rua Principal, s/n°);
- Barra A/B (Rua Calixto Fernandes das Neves, 355);
- Barra B (Rua Calixto Fernandes das Neves, 355);
- Barreto (Rua Dois, s/nº);
- Botafogo (Rua Lelita Sales, s/nº);
- Cajueiros (Rua Marcial Alves Moreira, 51);
- Campo do Oeste (Av. Venezuela, 132);
- Engenho da Praia (Av. Lagomar, 122);
- Fronteira A/B (Rodovia Amaral Peixoto, s/nº);
- Horto (Estrada do Horto);
- Lagomar A (Av. Quissamã, s/nº);
- Lagomar B/C (Rua W18);
- Malvinas A/C (Rua Maria José Mahon Santos, n° 1500);
- Malvinas B (R. Principal, 656);
- Morro de São Jorge (Rua Abílio Corrêa Borges, 182);
- Nova Esperança A/B (Rua São Mateus, s/n°);
- Nova Holanda A/B (Rua Nove, s/nº);
- Praia Campista (Rua Luiz Lírio do Vale, 158);
- Virgem Santa (Rua Estrada Virgem Santa, s/n°);
- Visconde de Araújo (Rua Leopoldino Araújo, 185);
- Clínica da Família Imbetiba (Rua Dr. Luiz Belegard);
- Areia Branca (Estrada Areia Branca – S/Nº);
- Bicuda Pequena (Rua Principal – S/Nº, Bicuda Pequena);
- Bicuda Grande (Rua Principal – S/Nº, Bicuda Grande);
- Córrego do Ouro A/B (Av. Miguel Peixoto Guimarães s/n°);
- Frade (Rua Principal, s/n°);
- Glicério (Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/n°);
- Sana (Rua Principal, s/n°);
- Trapiche (Rua Comandante Gerson, s/n°).
Crédito: Guga Malheiros