Mídias Sociais

Segurança Pública

Rio das Ostras sedia encontro de trabalho da Defesa Civil do Estado

Avatar

Publicado

em

 

O auditório do Parque dos Pássaros de Rio das Ostras foi palco de mais uma reunião de representantes da Defesa Civil. Desta vez o evento contou com a participação de 14 municípios da Baixada Litorânea.

A ideia foi debater a construção da terceira edição do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, previsto para ser lançado em junho, na capital.  O encontro contou com a presença do Diretor Geral da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Paulo Renato Martins Vaz, e de oficiais do Corpo de Bombeiros de diversas cidades.

Durante o evento, o Diretor Geral detalhou as ameaças naturais que compõem a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade). “Para a construção deste documento, a Defesa Civil de cada município fluminense irá apontar as ameaças presentes em sua cidade. Até o dia 13 de maio cada um irá eleger as cinco principais ameaças naturais e três ameaças tecnológicas, que devem estar baseadas em séries históricas e na incidência”, explicou o Coronel Paulo Renato.

O Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro é utilizado para embasar a construção de planos de contingência relativos a cada ameaça presentes nos municípios, sendo reconhecido como uma importante ferramenta para redução de desastres. “Esta nova edição irá direcionar as políticas públicas para a prevenção de acidentes nas cidades, em especial com a chegada do verão 2017”, completou o Diretor Geral.  A previsão é de que o documento seja lançado no final de junho no Rio de Janeiro.

“Em 2013 Rio das Ostras deu início ao Plano de Contingência de Desastres Naturais para os períodos chuvosos. Realizamos vistorias em áreas de risco da cidade. Agora vamos identificar as principais ameaças naturais em nosso município”, destacou o Coordenador da Defesa Civil em Rio das Ostras, Jorge Manuel Mazzo.

 

Mais lidas da semana