Mídias Sociais

Segurança Pública

Prefeitura de Carapebus realiza blitz educativa na Praça Central em alusão ao Maio Amarelo

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Guarda Civil Municipal, Guarda Municipal de Conceição de Macabu e Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira (5), na Praça Frei Balthasar (Praça Central), Blitz Educativa em alusão à Campanha Maio Amarelo, cujo tema deste ano é “Juntos Salvamos Vidas”, conforme Resolução 871/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

A Campanha Maio Amarelo tem objetivo de reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes. Na parte da manhã, na Praça Central de Carapebus, os guardas-mirins, em parceria com guardas municipais, durante abordagem a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, distribuíram panfletos com dicas de segurança para um trânsito mais seguro, além de uma fita amarela, que simboliza o Maio Amarelo.

Na ação realizada pela manhã, estiveram presentes o secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Luiz Aladoga; o secretário de Segurança de Conceição de Macabu, Renan César Leite Julerate de Oliveira; e o comandante da Guarda Municipal de Carapebus, Cristiano Teodoro Rangel. O Departamento de Operações com Cães (DOC), da Guarda Civil Municipal de Carapebus, também participou da blitz educativa.

Para o secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Luiz Aladoga, a iniciativa é de extrema importância, pois todos precisam se conscientizar, sejam motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas, para que o trânsito seja seguro, evitando mortes e acidentes. “Grande parte dos acidentes ocorridos atualmente, são decorrentes da imprudência de condutores, que precisam também respeitar a velocidade nas ruas e em rodovias. Nossa adesão à Campanha Maio Amarelo é para isso: alertar todos os condutores, para que atuem em um trânsito mais seguro”, enfatizou.

O secretário de Segurança de Conceição de Macabu, Renan Julerate, ressaltou que o trânsito do apoio de todos de todos para que seja seguro. “Nós, como autoridades, agentes do trânsito, fazemos a sinalização necessária e temos a educação, mas se não tivermos o apoio de condutores, não funciona. Todos devem e podem colaborar para um trânsito mais seguro”, declarou.

O comandante da Guarda Municipal de Carapebus, Cristiano Teodoro Rangel, também destacou a importância da blitz educativa alusiva ao Maio Amarelo. “É de uma importância muito grande, sem dúvida. Diariamente, acidentes de trânsito são registrados. A campanha Maio Amarelo, que conscientiza os condutores a agir com mais segurança no trânsito, deve ser lembrada o ano todo. A campanha é de extrema importância e precisamos focar mais na qualidade, do que na quantidade de iniciativas como essa. O condutor precisa se conscientizar para atuar com mais segurança no trânsito, porque somente assim essas campanhas serão eficazes para diminuição da violência no trânsito”.

De acordo com Cristiano Rangel, a parceria com a Guarda Municipal de Conceição de Macabu já vem sendo realizada há tempos. “Mais uma vez, estamos unidos em uma importante iniciativa, que é o Maio Amarelo. A Guarda Municipal de lá, bem como os agentes de trânsito, também estão muito comprometidos com a causa”, concluiu.

Para o motociclista e comerciante de Carapebus, Wesley Campos, de 42 anos, a blitz é muito importante e todos os condutores devem parar durante abordagem para receber orientações. "São ações como essas que ajudam, sim, a termos um trânsito mais seguro, com menos acidentes. Gostei muito da iniciativa, de parar na blitz, receber o panfleto e a fita amarela referente à campanha Maio Amarelo. Quero parabenizar a todos que estão envolvidos na iniciativa.

À tarde, as ações da blitz educativa foram realizadas na área central de Conceição de Macabu e contou com a presença do prefeito do município, Valmir Lessa; do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Carapebus, Jefferson Viana.

Mais lidas da semana