Mídias Sociais

Destaque

Operação Verão 2022 em Carapebus tem balanço positivo

Publicado

em

 

O Secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Luiz Aladoga, e o Coordenador da Defesa Civil, Getúlio Tavares, apresentaram na manhã desta terça-feira, dia 22, o balanço da Operação Verão 2022 na praia e na lagoa. A estação mais quente do ano terminou no último domingo, dia 20. Sete guarda-vidas, lotados na Defesa Civil, atuaram nas praias e na lagoa de Carapebus durante a alta temporada.

Segundo o secretário Luiz Aladoga, o balanço da Operação Verão 2022 foi positivo, com apenas uma ocorrência em que os guarda-vidas auxiliaram um rapaz, que após sair da água, na Lagoa de Carapebus, passou mal. “Avalio como bastante positivo este verão. Os guarda-vidas foram bastante atuantes e, graças a Deus, não tivemos ocorrências graves”.

O Coordenador da Defesa Civil de Carapebus, Getúlio Tavares, também avaliou como positiva a Operação Verão 2022. “Os sete guarda-vidas foram distribuídos entre a lagoa e praia de Carapebus, e, felizmente, não tivemos ocorrências graves. Agora, encerrado o verão no último domingo, 11 agentes ficarão de prontidão, 24 horas por dia, atuando na Defesa Civil do município, para auxiliar a população”, explicou.

Os agentes irão auxiliar, a partir de agora, nos atendimentos a funcionários no Ambulatório Ampliado de Saúde Mental e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atendem pacientes psiquiátricos.

Prevenir e combater situação de desastres

Dentre as funções da Defesa Civil, a principal delas, é combater e prevenir situações de desastres.
Em Carapebus, segundo Cristiane do Nascimento Batista, agente da Defesa Civil do município e que atua nos setores técnicos e administrativos do órgão, a população pode acionar, pelo telefone 153, os agentes para combater incêndios em vegetação, retirada de enxames de abelhas e marimbondos, ou até mesmo para capturar animais selvagens.

“A captura é feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, porque por existir muitas residências na zona rural de Carapebus, é comum o aparecimento de cobras e gambás. Depois, soltamos esses animais no habitat natural deles, que são soltos na restinga. Além disso, realizamos vistorias em prédios, residências e nas escolas da rede pública de ensino”, explicou.

Atualmente, a Defesa Civil de Carapebus está realizando o monitoramento diário da Represa da Maricota, que registra aumento no nível da água no período de chuvas intensas. Recentemente, o órgão adquiriu, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (CEDAE), um tubo para o escoamento de água.
Em breve, será iniciado, também pela Defesa Civil de Carapebus, o mapeamento de áreas de riscos, bem como a realização de simulados, com objetivo de preparar o município para possíveis situações de desastres.

Foto: Kaná Manhães/Secom Carapebus

Mais lidas da semana