Mídias Sociais

Segurança Pública

Maricá zera registros de latrocínio e roubos de carga na cidade em 2025

Publicado

em

 

Em novo balanço divulgado nessa semana, a Prefeitura de Maricá comemorou o resultado de ações de integração entre as forças de segurança da cidade, que renderam ao município a ausência de registros de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, desde fevereiro de 2024.

Os números foram divulgados pela Secretaria de Segurança Cidadã, que apontou ainda que, durante todo o ano de 2025, o município também não teve qualquer registro de roubo de carga, uma das maiores preocupações das forças de segurança no Estado no ano passado.

Sobre o bom desempenho na segurança pública em 2025, que colocam Maricá entre as cidades mais seguras do Estado do Rio, a pasta afirma que os avanços são fruto de ações de integração das forças de segurança, além de investimentos em tecnologia e ações estratégicas.

“Maricá está se tornando a cidade mais segura do Rio de Janeiro graças ao trabalho de integração, inteligência e tecnologia. Com investimentos constantes em equipamentos e treinamento, os índices de criminalidade seguirão em queda. Aqui a gente dá oportunidade para todo mundo trabalhar. Agora, se quer ser criminoso, vai ser em outro lugar”, reforçou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT).

Segundo a prefeitura, parte desses resultados na segurança pública se deve à atuação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã com a Polícia Militar (PM), além do fortalecimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

“Esse conjunto de medidas vêm permitindo que Maricá se destaque no cenário estadual e na Região Metropolitana, alcançando os menores índices de criminalidade de sua série histórica, que ultrapassa duas décadas”, contou o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras.

O balanço divulgado pela pasta mostra ainda que, ao longo de 2025, o CIOSP participou diretamente de 231 ocorrências, colaborando na recuperação de 115 veículos, sendo 46 clonados, auxiliando em 27 prisões com o uso de reconhecimento facial, e na localização de 6 pessoas desaparecidas.

Também em 2025, a Guarda Municipal registrou mais de 330 encaminhamentos à 82ª Delegacia de Polícia Civil (82ª DP), de Maricá, resultado de um trabalho ostensivo aliado à inteligência e ao monitoramento em tempo real.

Outro fator que colaborou para o alcance desses números foi a instalação de 20 totens de segurança e mais de 3 mil câmeras de monitoramento, incluindo equipamentos com reconhecimento facial, integrados ao CIOSP e às demais forças de segurança.

“A ampliação do sistema aumentou a capacidade de prevenção, investigação e resposta às ocorrências”, acrescentou o município.

E os investimentos na segurança pública de Maricá não param por aí, com a promessa da construção da Cidade da Segurança, que será erguida pela prefeitura, abrigando o Centro Integrado de Comando e Controle.

Segundo o município, a proposta tem o objetivo de ampliar o uso de tecnologia, o monitoramento em tempo real e a integração entre a Secretaria de Segurança Cidadã e o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana