Mídias Sociais

Destaque

Mais de 170 mil veículos foram verificados no estado durante os 6 primeiros meses da operação Detran Seguro

Avatar

Publicado

em

 

Desse total, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização, que aplicaram 9.722 autos de infração

 A Operação Detran Seguro completou seis meses nesta terça-feira (8).  A iniciativa, que substituiu a vistoria anual em todo os estado do Rio de Janeiro, verificou aproximadamente 174 mil veículos durante o período, por meio das câmeras OCR.

Desses, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização, que aplicaram 9.722 autos de infração. A autuação mais comum é de mau estado de conservação do veículo, com 3.167 casos, mas os motoristas também foram multados por estar com o licenciamento vencido (2.583) e por conduzir sem CNH (708).

A Operação Detran Seguro verifica a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.

“Nossos agentes não estão nas ruas com a intenção de multar os motoristas. Queremos que todos tenham consciência de seu papel, que é fundamental, para a segurança no trânsito. Por isso, sempre alertamos que os veículos em mau estado de conservação, com pneus carecas ou para-brisas rachados, por exemplo, podem oferecer riscos à população.”, ressalta Marcelo Bertolucci, presidente do Detran.RJ.

A Operação Detran Seguro conta com ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. Os locais não são divulgados previamente.

Mais lidas da semana