Mídias Sociais

Destaque

Macaé entra no processo de inclusão do programa “Ruas mais seguras”

Avatar

Publicado

em

 

Na ultima semana, Macaé recebeu representantes do programa “Ruas mais seguras” para dar mais um passo na inclusão do município no programa de promoção da segurança no trânsito e de desenvolvimento da mobilidade sustentável.

A Global Road Safety Partnership (GRSP), que está vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha e das Sociedades do Crescente Vermelho, é a responsável por implantar as ações. Trata-se de uma liderança global reconhecida pela capacidade de criar e promover parcerias sustentáveis para ações concretas de gestão da segurança no trânsito, de capacitação técnica e de melhorias dos cuidados de saúde às vítimas de acidentes.

“É um programa que nos permite um leque de atuações, inclusive contando com a participação de outros órgãos da administração municipal também. Esta parceria é algo que nos desperta interesse, em especial, por haver a possibilidade de promover ações nas escolas e junto as crianças, ajudando a criar esta consciência sobre a responsabilidade de todos desde a infância”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

O consultor da GRSP, Eduardo Biavati, explica que o princípio fundamental do programa “Ruas mais seguras” é que a qualidade de vida de uma comunidade deve ser uma responsabilidade compartilhada entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil.

“O problema do trânsito não é composto por um fator apenas e não vai se resolver de uma hora para outra, sem custos, pois a falta de segurança no trânsito não se mede assim. Não se trata apenas de uma questão de fiscalização e de se educar o usuário, quando o contexto do trânsito é inseguro. Trata-se da necessidade de uma aliança multissetorial, não só para a redução de mortos e feridos no trânsito, mas para a promoção da qualidade de vida”, disse o mestre em Sociologia, especialista em educação e segurança no trânsito.

Além da parceria com o poder público e a sociedade civil local para promover o trânsito como um hábito de saúde que deve ser adotado por todos, a GRSP conta ainda com o apoio a experiência de lideranças empresariais globais. Uma delas é a Shell, parceira na promoção do programa “Ruas mais seguras”:

A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, explica que a expectativa é de que esta parceria se concretize tão logo seja possível para que o programa se consolide em Macaé. “Por meio da educação, atuamos na prevenção, já que são maiores as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades”, pontuou a pedagoga.

Mais lidas da semana