Mídias Sociais

Destaque

Detran destaca Araruama, Cabo Frio, Macaé e Campos como as cidades com mais acidentes do estado

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Órgão lançou a campanha “Maio Amarelo” com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito.

Com o slogan “No trânsito, o sentido é a vida”, o Detran- RJ lançou campanha Maio Amarelo 2019. Várias ações de conscientização voltadas para o comportamento dos pedestres estão programadas para este mês: campanha nas redes sociais e nas ruas, palestras, caminhada, pedalada e iluminação de prédios públicos e pontos turísticos.

O Movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Apesar do número de acidentes de trânsito com vítimas e da quantidade de feridos e mortos terem caído em 2018 no Estado do Rio de Janeiro, 39% desses mortos foram atropelados.

As estatísticas elaboradas pelo Detran.RJ, com base em registros da Polícia Civil, mostram que no ano passado houve 20.241 acidentes com vítimas, contra 20.535 em 2017. Já o total de vítimas caiu 9,52%, de 31.006 para 28.053, dos quais 26.128 feridos e 1.925 mortos.

Os números mostram que a maioria das vítimas continua sendo homens (66,45%). Os jovens de 18 a 29 anos (28,60%) e os adultos de 30 a 39 anos (20,36%) foram as faixas etárias mais vulneráveis.

Os dados levantados pelo Detran.RJ mostram que, no ano passado, as cidades da região que registraram o maior número de acidentes de trânsito foram :
Araruama e Cabo Frio, na Região dos Lagos e Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte Fluminense.

Mensagens de conscientização alertarão a população no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e campanhas virtuais serão enviadas a empresas, escolas e centros de formação de condutores para que possam divulgar em suas redes sociais e sites.

Agentes da Coordenadoria de Educação levarão mensagens para vias com alto índice de atropelamento. Será a Operação Transite Seguro, abordando os pedestres e mostrando a importância da adoção de atitudes seguras e preventivas no trânsito, como atravessar a via na faixa de pedestre, passarelas e passagens subterrâneas; respeitar a sinalização e andar na calçada; atender ou mandar mensagens pelo celular somente em local seguro; não utilizar fones de ouvidos ao atravessar ruas, entre outros.

Mais lidas da semana