A Prefeitura de Silva Jardim reforçou a importância do calendário de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde, especialmente voltado para a imunização de doenças como a gripe influenza e o coronavírus.
No município, a vacinação está disponível para crianças a partir de 6 meses de idade, mas é considerada importante para diversas faixas etárias, especialmente as consideradas de maior risco, como crianças e idosos.
Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o pediatra Dr. Pedro Correa alerta para os baixos números de adesão na cidade, e ressalta a importância da vacinação não apenas como autocuidado, mas como cuidado com o próximo.
“É importante salientar para vocês que a vacina é um ato de amor com o próximo. Por quê? Porque uma vez a gente sendo imunizado, a gente está preservando a saúde dos nossos pequenos, mas também a gente está preservando os amiguinhos da escola, dos avós, e uma vez imunizado, a gente diminui o risco de gravidade da doença. Ou seja, menos risco de uma criança ser internada, possivelmente de uma criança evoluir para um quadro de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). É muito importante a vacinação. Vou colocar aqui a partir dos 6 meses, mas todos, a criança, o avô, todo mundo se vacinar. Estamos numa adesão que está muito baixa. Temos [vacinas] em todos os nossos postos. Vamos nos conscientizar e lembrar, a vacina é um ato de amor ao próximo”, afirmou o Dr. Pedro Correa.
De acordo com dados divulgados pelo governo federal, no último dia 8 de janeiro, somando todo o ano de 2025, as chamadas doenças de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causaram mais de 13 mil mortes no país em todo o ano passado.
Os números são do 1º boletim InfoGripe de 2026, publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta que 13.678 pessoas morreram no Brasil por SRAG, sendo 49,6% dos casos positivados causados por influenza A e B, e 24,7% por coronavírus.
“Manter o cartão de vacinação em dia reduz o risco de internações, complicações e garante uma infância mais saudável, com mais proteção para toda a família. Verifique se as doses estão completas e procure a unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta. Leve documento da criança e cartão de vacina. Cuidar das crianças hoje é cuidar do futuro da nossa cidade. Vacine!”, completou a prefeitura.