Mídias Sociais

Saúde

Hospital São Batista, em Macaé, inaugura Centro de Terapia Intensiva

Publicado

em

 

Cerimônia de inauguração ocorreu na manhã dessa sexta-feira (18) nas instalações do hospital e contou com a presença de convidados e corpo clínico da instituição.

 

Daniela Bairros

O Hospital São João Batista, em Macaé, inaugurou nessa sexta-feira (18) o CTI (Centro de Terapia Intensiva). A cerimônia de inauguração ocorreu nas instalações da instituição filantrópica e contou com a presença de convidados e corpo clínico da entidade.

Segundo o provedor da Irmandade São João Batista, Luiz Campos Porto, o CTI inaugurado terá oito leitos. Atualmente, de acordo com ele, o hospital atende 65% de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Ainda segundo ele, o CTI já era uma necessidade antiga, devido a demanda de atendimentos de pacientes não só de Macaé, mas também de toda a região. “Antes, o hospital tinha 10 leitos de CTI. É pouco, haja vista, por exemplo, o número de cirurgias que a instituição faz. São 45 operações por dia. O hospital possui serviço de assistência oncológica e, geralmente, são de pacientes que necessitam de grandes cirurgias, já que são procedimentos complexos. E o pós-operatório necessita de terapia intensiva”, explicou.

Depois que o hospital criou o serviço de cirurgia cardíaca, de acordo com Porto, todos os pacientes que necessitam desta cirurgia, são encaminhados à terapia intensiva, pois precisam da assistência. “Dez leitos ficou pouco para essas novas atividades que o hospital passou a fazer. A solução foi se reinventar, mesmo com dificuldades orçamentárias, compramos equipamentos, recrutamos profissionais qualificados para a função. Conseguimos montar uma nova equipe para os novos leitos”, ressaltou. O provedor do Hospital São João Batista afirmou também que novas instalações serão inauguradas futuramente. “ O hospital se tornou uma instituição de ensino, já que temos acadêmicos de medicina, residentes médicos. A unidade veio coroar esse pulo” de qualidade no atendimento”, concluiu Porto.

Para o Médico Oncologista e Diretor Administrativo do Hospital São João Batista, Sávio Mussi, a inauguração do Centro de Terapia Intensiva é uma conquista de toda sociedade. “É uma conquista também de todos os colaboradores de toda irmandade do Hospital São João Batista. E a sociedade civil que ajuda participando. É muita luta para uma Santa Casa, que consegue fazer esse investimento. É um espaço com qualidade, de segurança para equipe, profissionais e pacientes. É em busca desta qualidade total que estamos dando à sociedade, oito leitos no CTI. É mais um passo que a Irmandade São João Batista dá. Somos hoje um hospital regional, que atende Baixada Litorânea, Região Metropolitana e Região Norte”.

Segundo Mussi, o hospital atualmente está executando a ampliação do centro cirúrgico . “A próxima unidade a ser inaugurada será o centro cirúrgico e será mais um passo importante para o hospital. Temos um projeto sequencial, que será a inauguração do Centro de Estudos e, na sequência, o Centro de Oncologia que será reformado e ampliado e a inauguração de uma terceira Unidade de Terapia Intensiva”.

Crédito: Divulgação/Ryan Reid  

 

 

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana