Ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados, está sendo construída a nova sede da representação diplomática dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.
A pedra fundamental foi lançada na terça-feira, 15, e a previsão é que a construção seja concluída em 2026. O investimento total calculado é de US$ 596 milhões (mais de R$ 3 bilhões pelo câmbio atual).
O valor inclui as despesas com a compra do terreno vendido pelo município em 2016, na gestão anterior do prefeito Eduardo Paes.
A mudança para a Cidade Nova, vizinha à Prefeitura, é estratégica, entre outros motivos, por estar situada entre duas estações de metrô, oferecendo mais conforto aos serviços consulares americanos para a população carioca.
O entorno da Cidade Nova será beneficiado também em breve com o Terminal Intermodal Gentileza, em construção no Gasômetro, que vai integrar o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Ambos projetos se inserem nos esforços da Prefeitura para a revitalização e adaptação do Centro da cidade a iniciativas como Porto Maravilha, Reviver Centro e Distrito de Baixa Emissão.