Mídias Sociais

Destaque

Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio promoverá palestras para alunos da rede municipal em Macaé

Publicado

em

 

Programa Eleitor do Futuro permite ampliar o contato de jovens estudantes com o processo político brasileiro

 

Foto: João Barreto

Tunan Teixeira

 

A partir desta segunda-feira, 8, professores e alunos de 4 escolas da rede pública municipal de Macaé poderão participar do Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), que visa ampliar o contato de jovens estudantes com a política nacional.

Desde sexta-feira, servidores da educação e alunos já estão participando de reuniões para preparação de campanhas eleitorais fictícias, que vão envolver os estudantes do 9º ano das escolas municipais, Polivalente Anísio Teixeira, na Costa do Sol; Ciep Maringá, no Campo do Oeste; Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro; e Ciep Leonel Moura Brizola, na Barra de Macaé.

Para a preparação das eleições fictícias, que terão direito a propagandas eleitorais e até urnas eletrônicas, o TRE-RJ promoverá palestras específicas, que serão apresentadas pelos servidores da Justiça Eleitoral.

Durante os encontros, serão abordados temas como cidadania, principais direitos fundamentais, formas de exercício dos 3 poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, além do direito ao sufrágio e seu exercício pelo voto, o processo eletrônico de votação e outros procedimentos eleitorais.

Nas palestras, que acontecem até a próxima sexta-feira, 12, profissionais e alunos das quatro escolas receberão orientações quanto ao processo eleitoral simulado, que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio, com urna eletrônica cedida pelo TER-RJ.

 

Programa – A mobilização do pleito eleitoral das escolas começará com os alunos candidatos apresentando suas plataformas políticas, e com o registro das candidaturas, assim como acontece nos processos eleitorais “de verdade”.

Para fazer parte do pleito, os estudantes terão que desenvolver projetos entre os dias 15 e 31 de maio. Para a campanha eleitoral, entre 1 e 23 de junho, eles poderão participar de comícios e debates, utilizando material gráfico. E após a diplomação, prevista para o mês de agosto, os eleitos vão encaminhar carta de intenções para gestores públicos do município.

 

Eleitor do Futuro – O programa tem o objetivo de ampliar, capacitar e mobilizar jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado, mediante a implantação de um trabalho interdisciplinar, com o desenvolvimento regular de treinamentos com a urna eletrônica, realização de eleições parametrizadas, visitas da Justiça Eleitoral e palestras sobre cidadania e eleições.

O programa é uma parceria da 254ª Zona Eleitoral de Macaé e da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ, com a Secretaria de Educação de Macaé, por meio da Superintendência Administrativa, Superintendência de Educação Integrada e Programa Municipal de Conselhos Escolares.

Mais lidas da semana