Mídias Sociais

Política

Terceira fase da pré-matrícula da rede municipal de ensino de Macaé começa nesta segunda, 31 de janeiro

Publicado

em

 

Começa nesta segunda-feira, 31 de janeiro, a 3ª fase de pré-matrícula da rede pública municipal de ensino de Macaé, que se estende até esta sexta-feira, 4 de fevereiro, gerando oportunidade para quem perdeu as duas primeiras fases de pré-matrícula.

De acordo com a prefeitura, assim como nas demais fases, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site, macae.rj.gov.br, para Educação Infantil, Maternal I e II, Pré I e II, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Ensino Médio, este último apenas como vagas nas escolas da região serrana.

“Para esta fase, serão recebidos candidatos para Educação Infantil; Maternal I e II (2 e 3 anos); Pré I e II (4 e 5 anos). Também são oferecidas vagas para o Ensino Fundamental (1º ano – o aluno apresentar a idade de 6 anos completos ou a completar até 31 de março), além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, que somente é oferecido nas unidades municipais da região serrana. Já no dia 15 de fevereiro, será anunciado o resultado dos candidatos alocados nesta etapa. A matrícula será efetivada entre os dias 15 e 23 de fevereiro”, contou o município.

Para a efetivação da matrícula, os pais ou responsáveis de alunos menores de 18 anos, ou o próprio aluno, se maior de idade, devem comparecer às escolas públicas municipais de destino com documentos específicos, segundo os protocolos sanitários para prevenção do contágio do coronavírus.

Entre os documentos exigidos estão original e cópia da certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial, que a substitua; original e cópia da carteira de identidade para estudantes maiores de idade; original e cópia do CPF; foto 3x4; comprovante de residência (recibo de conta de água, luz ou outra correspondência); original do laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado, além do cartão do Bolsa Família, caso o estudante seja beneficiário do programa; original e cópia do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); original da declaração de escolaridade ou protocolo do curso; e original e cópia de documentos de identificação dos responsáveis.

“A pré-matrícula é direcionada a alunos novos, candidatos que não estudam na rede municipal de ensino, a aqueles que, no ano letivo de 2021 não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar; além de estudantes que pertenciam à rede municipal de Macaé em 2021 e foram considerados evadidos”, explica a prefeitura.

Enquanto esperam a chegada dos novos alunos para o ano letivo de 2022, a prefeitura segue fazendo visitas técnicas em diversas unidades escolares da rede, que estão recebendo ações para adequações dos espaços visando a volta às aulas, neste mês de fevereiro.

Uma das últimas escolas visitadas pela equipe da prefeitura foi a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, na Barra de Macaé, que será nas antigas dependências onde funcionaram o Copa e Cetep-Barra, em frente ao Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola.

Na última semana, as dependências receberam a visita da secretária de Educação, Eliane Araújo, do superintendente de Infraestrutura, Fabrício Reid, e da coordenadora geral dos Conselhos Escolares e Prestação de Contas, Luiziane Luzitano, que também estiveram com a diretora geral, Jaqueline Sodré, e a diretora adjunta, Juliana Santos.

Durante a visita, a equipe vistoriou a área que contará com 12 salas de aula, uma sala de professores, ateliê, sala de recursos multiprofissional, secretaria, direção, refeitório, espaço de acolhimento para família, cozinha, dispensa, almoxarifados, banheiros para alunos e professores, um com acessibilidade, escovódromo e área com espaço natural, além de árvores frutíferas e área para horta.

Mais lidas da semana