Secretário macaense visitou cidade de Quissamã e conheceu projetos do turismo municipal.
O Secretário Adjunto de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, esteve em Quissamã para a conferir de perto o concurso que elegerá um aplicativo que servirá como ferramenta para impulsionar o setor turístico do município.
O secretário, que também preside o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Turismo, visitou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo local, Arnaldo Mattoso, para conhecer detalhes do concurso.
Durante a visita, os dois secretários trocaram informações sobre infraestrutura de serviços e roteiros disponíveis nos aplicativos, e trataram sobre a possibilidade de trabalhar o turismo regional.
“Quissamã deu start na região na questão do aplicativo, e viemos conhecer a ideia para tentar implantá-la junto com as universidades e escolas técnicas de Macaé. As pessoas se hospedam em Macaé e conhecem também o entorno. Quissamã tem a vocação do turismo cultural, com fazendas históricas, a comunidade quilombola de Machadinha, o ecológico, com o Jurubatiba, e o de observação de pássaros, enfim, os kits de sucesso que dão certo”, contou Leonardo Anderson.
Para Arnaldo Mattoso, o projeto de sua pasta, que tem a parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF), vem sendo muito importante também por ter despertado o interesse de outros municípios da região com maior porte.
“Isso mostra que o nosso trabalho vai gerar frutos, não só aqui como fora, e é um instrumento importante para o turista e para o próprio quissamaense, que terá na palma da sua mão, todas as suas alternativas de onde ficar, onde comer, o que visitar, o que tem, o perfil do município”, analisou gestor do Turismo em Quissamã.
Durante o encontro, Arnaldo Mattoso lembrou ainda que o concurso foi lançado em dezembro de 2017 e as propostas de aplicativos devem ser entregues até 9 de abril deste ano, enquanto Leonardo Anderson disse que Fórum manterá o viés de apoiar os municípios junto ao estado.
“É uma região estruturada, capacitada e começamos a entender que ela é turismo, cultura e conhecimento, e que o Rio de Janeiro tem vida da ponte pra cá. Vamos estender o trabalho de integração a outros municípios que compõem a Costa do Sol”, comentou o gestor do Turismo em Macaé.
Para concluir, Arnaldo Mattoso defendeu a regionalização do Turismo, com a realização de uma reunião, em Quissamã, com todos os secretários municipais do setor, para traçar um plano de políticas públicas regional.
“É importante que comecemos uma articulação para alavancar a região, já que hoje o turismo se concentra na capital e cidades próximas, e o interior acaba não sendo tão prestigiado, como deveria”, disse o Secretário de Turismo de Quissamã.
Tunan Teixeira
Foto: Divulgação