Mídias Sociais

Política

Secretário de Educação vai à Câmara de Macaé prestar esclarecimentos e ameniza críticas

Publicado

em

 

Secretário, que é vereador licenciado, se sai bem em sabatina dos parlamentares

 

 

 

Tunan Teixeira

Há tempos, o Secretário de Educação e vereador licenciado, Guto Garcia (PMDB), vinha apanhando dos colegas de plenária na Câmara Municipal de Macaé, mas quando precisou voltar ao prédio para prestar esclarecimentos, se saiu muito bem – até melhor do que em alguns debates dos tempos de vereador.

Apoiado em diversos números da pasta, Guto conseguiu amenizar a maioria das críticas que vinha sofrendo, e, quando não conseguiu responder à sabatina dos colegas parlamentares, pelo menos, evitou o confronto diante de muitas alfinetadas.

Com sua maneira peculiar de falar e a voz sempre muito alta, Guto foi humilde o suficiente para assumir a responsabilidade pelo atraso na apreciação, pela Câmara, do Projeto de Lei 003/2012 (PL003/17), dizendo que a culpa era dele, e negando que tenha partido da secretaria a informação de que tenha culpado os vereadores.

“Realmente o projeto foi enviado para em 2016, e eu perguntei ao Prefeito Aluízio (PMDB) se poderia uma emenda, que o Dr. Eduardo (Cardoso, PPS) e o Marcel (Silvano, PT) disseram que incorria numa ilegalidade, porque não tinha estudo de impacto financeiro. Então eu voltei ao prefeito, ele disse que eu poderia fazer a emenda e a Procuradoria-Geral do Município deu parecer contrário, então foi vetado. Por isso eu levei o projeto de volta e pedi ao prefeito que reenviasse o projeto, mas como era período eleitora, e esse tipo de lei (que versa sobre vencimentos de diretores) não poderia ser votado, o projeto chegou na Casa só agora (30 de março). Mas a culpa foi minha. O projeto não foi votado antes por causa da lei eleitoral; os vereadores não tiveram culpa”, esclareceu Guto.

Foram dezenas de perguntas durante mais de uma hora meia, tempo que durou o Grande Expediente, cedido ao secretário para falar sobre os 100 primeiros dias da gestão da pasta neste início de segundo mandato da atual gestão.

Apesar de responder a todas as perguntas, muitas graças ao grande material informativo preparado pela secretaria, Guto não escapou das alfinetas, principalmente do presidente e do vice da Câmara, respectivamente, Dr. Eduardo e Julinho do Aeroporto (PMDB), dois de seus principais críticos, tanto na gestão anterior, de 2015 a 2016, quanto nesta.

Mesmo assim, Guto manteve-se focado em apenas responder aos questionamentos dos vereadores, fugindo das provocações, e dando números atrás de números, sempre muito atencioso a todas as perguntas.

Resta saber se o secretário, que elogiou o trabalho dos parlamentares ao fiscalizar os problemas de infraestrutura da rede municipal de ensino, assumidos por ele, vai retornar à Câmara na próxima segunda-feira, 17, quando a plenária receberá, a partir das 18h, Audiência Pública convocada para discutir o PL003/17.

Foto: Igor Faria


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana