O Forte Marechal Hermes, em Macaé, recebeu, nesta quarta-feira, 31 de agosto, o encerramento dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), com as provas de atletismo e que reuniu 11 escolas participantes.
Durante o evento, os alunos competiram de corridas de 65, 75 e 100 metros (m), divididos por idade, arremesso de peso e de pelota, salto em distância e salto em altura, que foram disputas nas categorias, feminina e masculina.
“Para mim, a integração é o mais importante dos jogos”, disse Marcos Paulo, 16 anos, aluno do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Municipalizado Leonel de Moura Brizola, que completou, “eu participo das provas de corrida, mas nesses jogos também competi no salto em distância e foi onde eu mais me diverti”.
Realizado pela Superintendência de Educação Integrada e pela Coordenação de Esporte, órgãos da Secretaria de Educação, o JEEM contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), do comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, capitão Marcelo Bicalho Lara, e da secretária de Educação, Leandra Lopes.
“É muito bom poder ver, depois desses tempos de [início da] pandemia, as crianças correndo. Poder ver a vida voltar ao normal, depois desse tempo recluso. É legal voltarem os jogos estudantis, que ficaram parados por um tempo. Estamos trabalhando o esporte e a cultura. Aqui é um exemplo disso” disse Welberth Rezende.
Para o comandante da 9ª Bateria Artilharia Antiaérea, o retorno do evento, suspenso desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, também representam uma aproximação da população com o Forte Marechal Hermes, importante patrimônio histórico do município.
“A parte mais importante é retomar o contato do Forte com a sociedade macaense. O Forte é um patrimônio, tanto do Exército quanto do povo. Nós queremos deixar claro que estamos de portas abertas para receber a todos”, comentou o capitão Marcelo Bicalho Lara.