Mídias Sociais

Política

Restaurante Popular da Aroeira é reaberto em Macaé e prefeitura fala em nova unidade no Lagomar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé reabriu, nesta terça-feira, 24, sob nova concessão, o Restaurante Popular Andrea Vasconcelos Meirelles, na Aroeira, que passará a oferecer refeições gratuitas ao invés das antigas refeições a 1 real.

A cerimônia de reabertura contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), que esteve acompanhado de sua mãe, Cirlene, e da primeira-dama do município, Quelen Rezende, além de outras autoridades.

“Este é o projeto social mais importante porque o alimento garante dignidade às pessoas. Trabalhamos intensamente todos os dias para que este espaço fosse entregue à população que precisa. E já estamos trabalhando para inaugurar o próximo Restaurante Popular, no bairro Lagomar, e a Padaria do Povo, com café da manhã para a população”, revelou Welberth Rezende.

Na solenidade, o prefeito afirmou também que os projetos sociais são prioridades na sua gestão, pensando também na geração de empregos, já que muitas famílias ainda sofrem os impactos econômicos da pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020.

“Muitas pessoas perderam seus familiares na pandemia, perderam seu emprego, adoeceram, e precisamos dar dignidade a elas”, lembrou Welberth Rezende.

Coordenadora do Programa Municipal de Saúde e Bem Estar Social (Pró-Bem), a primeira-dama preferiu utilizar o verbo “acolher” para definir a importância de ações sociais como a do Restaurante Popular, inaugurado em 2015.

“Este espaço tem a missão de acolher quem precisa porque a fome não espera. O frio também não, por isso estamos realizando a campanha do agasalho. A população alimentada e agasalhada significa o melhor que podemos oferecer ao próximo. Agradecemos aos parceiros, como a Câmara Municipal, empresários e cidadãos, que são importantes colaboradores do nosso trabalho”, enfatizou Quelen Rezende.

Também presente à cerimônia de reabertura, o secretário de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos, Fabrício Afonso, preferiu reforçar que a entrega da unidade, fechada desde 2020, em razão da pandemia, é um marco para a atual gestão municipal.

“Sabemos o quanto este espaço representa para a vida de muitas pessoas que agora têm garantido o almoço de qualidade. E o governo continua trabalhando em novos projetos sociais para atender quem precisa”, falou Fabrício Afonso.

O evento contou ainda com a presença da família da advogada e ex-secretária de Desenvolvimento Social do município, Andrea Meirelles, que faleceu, vítima de um câncer, em 2015, meses antes da inauguração da unidade, e que foi homenageada emprestando seu nome ao restaurante.

Com a reabertura do espaço, o Restaurante Popular da Aroeira volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, agora com almoços gratuitos, e um cardápio balanceado, com suco e sobremesa para a população.

Segundo a prefeitura, o objetivo da unidade, que conta com amplo refeitório, cozinha industrial com área de higienização separada do preparo dos alimentos, sanitários com acessibilidade, e outras dependências, é atender cidadãos vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Ao todo, são 30 funcionários trabalhando por dia, entre copeiros, cozinheiros e nutricionistas, no preparo do cardápio e no atendimento ao público, em uma área total de 1.055 metros quadrados (m²).

De acordo com a prefeitura, o cardápio será exposto diariamente na frente e também no interior da unidade, sempre às 7h, lembrando que, para poder aproveitar a refeição gratuita, é necessário ter uma senha, que será distribuída todos os dias 5 minutos antes da abertura para o almoço, em área coberta, na entrada do restaurante.

Mais lidas da semana