Mídias Sociais

Política

Rede pública de educação de Macaé apresenta preparativos para avaliação que medirá o IDEB de 2021

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou, para esta quinta-feira, 18, o início do período de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021), previsto para terminar no próximo dia 10 de dezembro.

Segundo a Secretaria de Educação, serão 54 escolas municipais que receberão a avaliação organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com uma expetativa de que mais de 5 mil alunos participem da prova.

“A expectativa é de que 5.853 alunos participem da prova, sendo 3.080 do 5º ano, 2.568 do 9º ano, e 205 da 3ª série do Ensino Médio. A aplicação seguirá todos os protocolos sanitários”, explicou a pasta.

Para a secretária de Educação, Eliane de Araújo, o Saeb é importante para o município por ser um conjunto de avaliações que acompanha a qualidade da educação básica em todo o país, tanto na rede pública quanto na rede privada.

“O Saeb é de suma importância, pois se trata do diagnóstico educacional de cada município, possibilitando e visando à melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Para que isso aconteça, precisamos da presença de todos os estudantes. Este será um momento avaliativo, fruto do esforço, dedicação e determinação de professores e de toda comunidade escolar”, acredita Eliane de Araújo.

De acordo com a prefeitura, o Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes, apresentando médias de desempenho apuradas juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, registradas no Censo Escolar, compondo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Cada escola aplica a prova de acordo com um calendário específico. O objetivo é alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica 2021. Para  a avaliação, a Secretaria de Educação promoveu reuniões com as equipes gestoras no mês de outubro. Já as escolas municipais estão implementando ações de planejamento e estratégias de mobilização dos alunos, gestores, professores e técnicos da secretaria, trabalhando a importância de participação de todos para participação do Saeb 2021 e avanços no IDEB”, contou o município.

Segundo a prefeitura, entre as atividades previstas para o Saeb 2021 estão avaliações internas, sensibilização de pais e responsáveis por alunos menores de idade, através de reuniões e informes em redes sociais das escolas e grupos de WhatsApp, além de um trabalho de busca dos alunos que estudam no ensino remoto.

Para melhorar as notas do município no IDEB, a Secretaria de Educação também promove um concurso batizado “Seja um aluno Top 21” para estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio, com simulados específicos, intervenções especiais quanto aos conteúdos, e aplicação de testes externos de fluência de leitura e conhecimentos matemáticos, além do sorteio, por algumas escolas, de brindes como bicicletas, e uma recepção para os participantes no dia da avaliação.

A pasta da Educação lembra que implantou um projeto de reforço escolar a partir dos descritores Saeb, entre setembro e novembro desse ano, com estratégias como reforço com o professor integrador, e com os professores de língua portuguesa e matemática, utilizando as atividades semanais do IDEB.

Os esforços da secretaria contam também outros recursos como a mobilização da equipe escolar para acompanhamento pedagógico do projeto; a atualização do site do NTM com coletânea de atividades, criação de espaço virtual interativo; e a realização de palestras, lives com estudantes e responsáveis, e exibição de vídeos curtos para incentivar a participação dos estudantes na prova.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana