Mídias Sociais

Destaque

Procuradoria da Câmara de Campos aprova criação de CPIs das Rosas e da Odebrecht

Publicado

em

Presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (REDE), deve estabelecer membros das Comissões Parlamentares de Inquérito nesta semana
 

Comissões Parlamentares de Inquérito investigarão obras de empresas na cidade

 

Foto: Divulgação

 

Da Redação

 

O Presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcão Gomes (REDE), apresentou na última semana a avaliação da Procuradoria Legislativa sobre as duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) apresentadas este ano, que investigarão obras realizadas no município pelas empresas Emec e Odebrecht.

“A presidência desta casa recebeu na tarde de hoje as análises dos processos, feitas pela Procuradoria Legislativa desta casa, sobre a criação de CPIs para investigar a contratação da empresa Emec pela Prefeitura de Campos e também sobre a contratação da empresa Odebrecht. A Procuradoria expediu parecer para encaminhamento para a presidência. Agora a presidência irá estabelecer os membros para que as CPIs sejam instauradas nos próximos dias. Gostaria de deixar claro para a população que ambas as CPIs estão aprovadas pela Procuradoria, serão instauradas e terão um prazo de até 180 dias para a conclusão dos inquéritos”, declarou Marcão Gomes.

Ainda durante a sessão, os vereadores da Câmara campista aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 062, de 2017 (PL062/17), que prevê meia-entrada para profissionais da educação do município.

O projeto foi apresentado pelo vereador Cabo Alonsimar (PTC), e dispõe sobre a concessão de 50% de desconto (meia-entrada) para profissionais do Magistério da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, em estabelecimentos que promovam cultura; lazer; eventos científicos, artísticos e esportivos no território municipal.

“Quero fazer um agradecimento aos funcionários desta casa pelo empenho para a entrada desta Lei em pauta hoje, bem como o jurídico e a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ). Agradeço também ao presidente Marcão pela oportunidade, pois vi na gestão passada o sofrimento da oposição para apresentar projetos e nesta legislatura o presidente vem agindo com transparência, dando total liberdade aos vereadores. Com este projeto o profissional de educação tem direito a 50% de desconto. Esta lei já existe no Rio e em diversas cidades. Acredito que este projeto contribui direta e indiretamente no processo educacional, elevando os índices de aprendizagem, pois oferecemos aos profissionais o acesso a experiências culturais”, disse Alonsimar. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Durante as três sessões realizadas na última semana, os vereadores apresentaram um total de 45 processos de Indicações Simples e 13 processos de Requerimentos. O vereador Álvaro Oliveira (SD) apresentou como Indicação Legislativa, o processo nº 1483/2017, que encaminha anteprojeto de Lei e dispõe sobre alterações e acréscimos na Lei Municipal nº 8.169, de 06 de julho de 2010 e dá outras providências.

“Apresento essa modificação em relação ao anteprojeto de Lei do transporte alternativo. Entre as alterações estão a hereditariedade, o aumento da capacidade para até 24 lugares e o aumentando da concessão de cinco anos para 10, renováveis por mais 10 anos. O anteprojeto já está andando e para não parar seu andamento coloquei essas alterações em Indicação Legislativa”, disse Álvaro.

O líder do governo no legislativo, vereador Fred Machado (PPS) solicitou vistas, pedindo um tempo de análise do processo de Indicação Legislativa, dizendo conhecer a luta da classe, mas o Presidente da Câmara explicou que no caso de Indicações Legislativas, não há necessidade de trâmite nas comissões, justificando o porquê da proposta não ter sido enviada aos vereadores.

“Mas já solicitei a secretaria para que todas as indicações sejam distribuídas. Lembrando que todos receberam um e-mail com a pauta de hoje, assim como em outras sessões, e tiveram a oportunidade de solicitar cópia dos projetos na secretaria”, acrescentou o presidente, que convenceu Álvaro, que prontamente retirou a Indicação da pauta.

Mais lidas da semana