Mídias Sociais

Política

Primeira fase de matrículas da rede pública estadual de ensino do Rio para o ano letivo de 2021 se encerra nesta semana

Avatar

Publicado

em

 

Termina nesta quinta-feira, 14, o prazo para a confirmação presencial das matrículas visando as vagas na rede pública estadual de educação do Rio, que devem ser feitas diretamente nas escolas onde os alunos foram alocados na 1ª fase de matrículas para o ano letivo deste ano.

“Caso o aluno alocado na 1ª fase da matrícula 2021, ou o seu responsável, não possa comparecer na data de agendamento informada no site (matriculafacil.rj.gov.br), deverá, preferencialmente, entrar em contato com o colégio para marcar nova data, ou ir diretamente à unidade para garantir sua vaga. Sem a confirmação no prazo, o aluno terá que dar início a um novo processo de matrícula no dia 27 de janeiro”, detalhou a Secretaria Estadual de Educação.

Para confirmar as matrículas de forma presencial nas escolas, os pais ou responsáveis, ou alunos maiores de 18 anos, deverão apresentar originais e cópias da certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua; CPF, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos; laudo comprobatório de deficiências declaradas, caso seja necessário; comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula; e atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte.

Para os pais e responsáveis ou alunos maiores de 18 anos que ainda não garantiram suas vagas na rede pública estadual visando o ano letivo deste ano, a Secretaria Estadual de Educação do Rio realizará mais uma fase de matrículas.

Esta 2ª fase acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de janeiro para os que se inscreveu na 1ª fase de pré-matrícula, mas não foram alocados em nenhuma unidade escolar, e no dia 27 para aqueles que não confirmaram as matrículas e ou perderam o prazo e não conseguiram fazer a inscrição na 1ª fase.

“Diferente da fase anterior, essa é uma etapa concorrente, em que as vagas disponíveis são as remanescentes da 1ª fase, e o candidato escolhe apenas uma escola. A alocação é feita de forma imediata, por ordem de conclusão da inscrição e de acordo com a disponibilidade de vagas”, explicou a Secretaria Estadual de Educação do Rio.

Para tirar dúvidas sobre documentação, alocação e vagas disponíveis na rede pública estadual de ensino para no letivo de 2021, a pasta conta com os canais da ouvidoria, que atendem pelo telefone (21) 2380-9160 ou pelo FalaBr, através do link, abre.ai/ouvidoriaseeduc.

As aulas da rede pública estadual de ensino do Rio têm retorno previsto para o próximo dia 8 de fevereiro, quando deve começar o ano letivo de 2021, juntamente com o início de um processo de diagnóstico dos alunos em todas as séries da rede.

As medidas constam no calendário da Secretaria Estadual de Educação do Rio, publicado nos atos oficiais do Estado no último dia 23 de dezembro, e prevê ainda a realização de aulas virtuais com metodologia híbrida, que mistura aprendizado online e presencial, até o próximo dia 27 de abril, em razão da pandemia do coronavírus.

Mais lidas da semana