Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de São João da Barra segue com limpeza de canais nesta semana

Publicado

em

 

Serviço é uma parceria com o Governo do Estado do Rio, através do Programa Limpa Rio

Tunan Teixeira

A Prefeitura de São João da Barra segue com as ações de limpeza dos canais da cidade nesta semana, com ações no Canal de Trapiche, que corta os bairros da Chatuba, Porto Seguro, Nova São João da Barra e Água Santa, na sede do município.

O serviço de limpeza, que envolve a remoção de vegetação e a desobstrução dos canais, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra e a Secretaria Estadual do Ambiente, por meio do Programa Limpa Rio, que tem por finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos no estado.

De acordo com a prefeitura, o Canal de Trapiche é o segundo canal que recebe as ações de melhorias no município, depois do Canal São Bento, próximo a Barcelos, distrito de São João da Barra.

Segundo a Subsecretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, o objetivo das ações é aumentar a oxigenação da água dos canais, buscando assim um ambiente equilibrado, além de colaborar com as políticas públicas de Saúde no município e na região, visando a qualidade de vida da população.

Joice ressaltou ainda a importância da Prefeita Carla Machado (PP) na articulação com o governo do estado para a trazer o programa para o município, lembrando que as ações contaram com apoio do deputado estadual André Corrêa (DEM).

Para o vereador Alex Firme (PP), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o serviço era esperado há tempo pelos moradores, pois o canal foi abandonado na gestão anterior, ocasionando alguns problemas na paisagem do local e também de saúde pública, com a proliferação de mosquitos vetores de doenças.

“Agradeço à Prefeita Carla Machado e à Secretaria de Meio Ambiente. Além desse importante serviço de limpeza e desassoreamento do canal, revitalizando ambientalmente o local, também será realizada poda das árvores e melhoria na iluminação ao lado do ponto mais crítico do canal, para dar mais tranquilidade e segurança aos moradores no bairro da Água Santa, área que o canal está mais fechado”, revelou o vereador.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Programa Limpa Rio em São João da Barra segue nas próximas semanas, já que após o término do serviço no Canal de Trapiche, os equipamentos irão para Atafona, para realizar a limpeza e desassoreamento do Canal da Vila Esperança.

Mais lidas da semana