A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou, nesta terça-feira, 11, o cancelamento do Carnaval de 2022 na cidade, devido aos índices epidemiológicos da 1ª semana de janeiro, e também em conformidade com a orientação do Governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Igor Pessanha, que explicou as principais razões pelo cancelamento das festividades que trazem milhares de turistas para a cidade nessa época do ano.
“Estamos acompanhando a movimentação nos municípios do entorno e praticamente todos anunciaram o cancelamento do Carnaval. Com isso, se mantivéssemos a festa em Rio das Ostras, incentivaríamos a migração dos turistas para a cidade. Além disso, o Carnaval promove aglomerações e não há possibilidade de seguir os protocolos sanitários exigidos pela Saúde”, explicou Igor Pessanha.
Em Nota Oficial, divulgada nesta quarta-feira, 12, a prefeitura informou, além de não promover eventos públicos, também não dará autorização para blocos ou quaisquer manifestações de rua durante o feriado do Carnaval.
Na última sexta-feira, 7, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), recomendou o cancelamento do Carnaval de rua em todos os municípios do Estado, e o município lembra que, nos últimos dados divulgados pelo Estado para a Região dos Lagos, número de testes RT-PCR positivos para coronavírus pulou de 1,4% no fim de dezembro de 2021 para 20% nos primeiros dias de janeiro de 2022.
“Embora com casos sem agravamento, as secretarias municipais de Saúde estão em estado de alerta e acompanhando este aumento de casos positivos ”, ponderou a a prefeitura.
O município lembra que como o verão é um período de alta temporada na região, muitos eventos são programados nessa época, como o Projeto Sesc Verão, que começou em Rio das Ostras no último fim de semana, mesmo com as fortes chuvas que caíram na região.
“Mesmo com chuva, a adesão às atividades esportivas e de lazer do Projeto na Praia de Costazul foi grande e a atenção da Secretaria de Turismo está voltada para o reforço das medidas preventivas no próximo fim de semana”, avalia a prefeitura.
Segundo o secretário Igor Pessanha, porém, a continuidade do projeto não está ameaçada, embora novas medidas de prevenção ao contágio do coronavírus possam ser tomadas para garantir a segurança dos participantes.
“O Sesc Verão é um projeto voltado principalmente para os moradores da cidade e estamos acertando alguns detalhes percebidos na 1ª semana. Vamos reforçar as medidas de prevenção, principalmente o uso de máscara, nas atividades dos próximos finais de semana. E pedimos a colaboração da população também. As atividades são ao ar livre, então, se todo mundo se cuidar, passaremos por mais essa fase da pandemia sem casos mais graves”, disse o secretário.
A prefeitura ressalta que a programação do Sesc Verão ainda prevê 4 grandes shows nas duas últimas semanas de janeiro, na área de eventos de Costazul, entre elas, a obrigatoriedade da retirada do ingresso gratuitamente no aplicativo de ingressos online e a apresentação da caderneta de vacinação com as duas doses ou dose única das vacinas contra o coronavírus.
“Vamos ser rígidos na cobrança para que possamos manter a programação”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.