Mesmo durante a pandemia do coronavírus, quando ainda estavam em vigor as medidas mais rígidas de isolamento social e restrição de circulação em Macaé, a Coordenaria de Iluminação Pública (CIP) seguiu trabalhando na manutenção de rede de iluminação da cidade.
Segundo a prefeitura divulgou nesta semana, somando os últimos 3 meses, a CIP realizou mais de 5 mil atendimentos em ações de reparos dos equipamentos de iluminação pública macaense, sendo 1.636 em junho, 1.707 em julho, e 1.894 em agosto.
Os trabalhos vêm acontecendo de forma rotineira desde o ano passado, mas devido às especificidades da pandemia, as equipes da CIP estão trabalhando com equipamentos de proteção individual (EPIs) para evitar o contágio do coronavírus.
Vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que fazer parte da Secretaria de Infraestrutura, a CIP mantém o trabalho de manutenção por todos os bairros da cidade e também na região serrana de Macaé.
A CIP informou que, em julho, o destaque das ações de manutenção foram 7 postes substituídos, na Linha Verde, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), e nas praças do Planalto da Ajuda e da Beira Rio, além de 3 transformadores, no Alto das Palmeiras, na Rodovia do Petróleo (RJ-168), e na Avenida Atlântica, na Praia Campista.
Já em agosto mais 5 postes foram substituições, na Linha Verde, na Rua Hildebrando Alves Barbosa, na Granja dos Cavaleiros, na Linha Azul, e na Rodovia Amaral Peixoto, na altura da Praia Campista, além da troca de mais 1 transformador na Avenida Atlântica, mas na Praia dos Cavaleiros.
A CIP voltou a alegar que o aumento no número de solicitações recebidas para ações de manutenção na rede de iluminação pública da cidade se deve à quarentena, porque as pessoas estão mais em casa, aumentando a percepção do entorno.
Para solicitar serviços de reparos de iluminação pública, a população conta com os serviços do Disque Luz, através de mensagens de WhatsApp, pelo número (22) 99790-1967, assim como por ligação para o número 156, que atende de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, lembrando que a ligação é gratuita quando realizada de telefone fixo.
“Para fazer a reclamação é necessário que a pessoa informe nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo serão fornecidos durante o contato”, concluiu a prefeitura.