Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé reforça ações para atenuar impactos das chuvas fortes e para melhorias para a região serrana

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé reforçou o trabalho nesta semana para combater os impactos das chuvas fortes que caíram no município e na região nos últimos dias, com ações diárias em vários pontos de cidade, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

De acordo com o município, as ações, promovidas pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, visam atenuar os transtornos causados aos macaenses pelas constantes chuvas, mas a prefeitura lembra que as equipes só podem realizar com efetividade alguns serviços quando as chuvas cessarem.

“Neste período, potencializamos alguns serviços de limpeza e desobstrução de grades de ralos e bueiros, além da varrição e raspagem das vias; bem como tapa-buracos. Porém, toda limpeza que temos feito, a chuva desfaz em poucas horas”, avaliou o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.

Segundo o gestor, no período chuvoso, o trabalho praticamente dobra de quantidade e muda a rotina das equipes, que precisam, muitas vezes, refazer os mesmos trabalhos mais de uma vez, já que as chuvas desfazem.

“Mas seguimos atuando conforme a demanda dos bairros mais afetados; e, após este período chuvoso, reforçaremos as ações”, garantiu Rodrigo Silva.

Entre os serviços sofrem pelas dificuldades climáticas estão recapeamento asfáltico, operação tapa-buracos e máquina patrol, que não conseguem ser feitos de forma efetiva devido à umidade do solo.

“A mistura asfáltica, por exemplo, tem uma certa temperatura para ser aplicada no local (entre 107° C e 177° C), que também deve estar seco”, explica a prefeitura.

Neste período de chuvas mais fortes, alguns serviços emergenciais foram executados no Miramar, com manutenções na rede de esgoto na Vila Muriá; conserto na rede mista na Rua Artur Bernardes; e reposição de grade de ralo na Rua Missionário Salomão Ginsburg, próximo ao Colégio 1º de Maio; além de máquina patrol para recuperação da Orla do Lagomar, e da Avenida Domingos de Moraes, na Ajuda de Baixo; e na Aroeira, com manutenções na rede de esgotamento sanitário da Rua Francisco Coelho Sobrinho, e limpeza dos bueiros na Rua Alcides Mourão; juntamente com limpeza de bueiro na Rua Cinco de Junho, na Costa do Sol.

A Secretaria Adjunta de Serviços Pública também realizou diversas operações tapa-buracos nos bairros, Barra de Macaé, Ajuda de Baixo, Botafogo, Granja dos Cavaleiros, Virgem Santa, Novo Horizonte, Itaparica, Parque Aeroporto, Costa do Sol e Lagomar.

Para solicitar serviços da pasta, a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos oferece contato através do aplicativo Macaé App e dos telefones (22) 2772-3372 e (22) 2772-7400, além do contato por meio da Ouvidoria da Prefeitura.

Também nesta semana, a prefeitura concluiu a instalação de mais uma ponte metálica na região serrana, dessa vez no Frade, próximo à Fazenda Santana, na Estrada Frade x Sana, em substituição à antiga ponte de madeira.

A nova estrutura metálica, que faz parte de um projeto de melhorias na infraestrutura da serra, tem cerca de 5x15 metros, e conta com área destinada a pedestres, suportando veículos de grande porte, como carretas, máquinas pesadas e guindastes.
O município lembra que, além da nova ponte do Frade, recentemente foi trocada a ponte da Cabeceira do Sana, e revela que o planejamento de melhorias inclui mais 3 pontes localizadas na Estrada Frade x Sana, próximas às localidades do Sitio Regalo, do Sítio Santa Rosa, e do Sítio São José.

“Todas terão a estrutura de madeira substituídas por metálicas, oferecendo maior segurança ao trânsito de veículos e de pedestres”, garantiu a prefeitura.

Ainda segundo o município, o cronograma conta ainda com ações de manutenção das pontes nas localidades de Serra da Cruz e Trapóleo, também na região serrana. As ações são realizadas pela Secretaria de Infraestrutura, por meio das secretarias adjuntas, de Obras, e de Interior.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana