Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé investe em reparos na iluminação pública em diversas localidades da cidade

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé informou nesta quarta-feira, 3 de julho, que continua com o trabalho de manutenção da iluminação pública por todos os bairros da cidade e também na região serrana, atendendo às inúmeras solicitações da população e da Câmara Municipal.

Os trabalhos rotineiros estão sendo feito pela Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), que está vinculada à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, que está submetida à Secretaria de Infraestrutura.

Segundo a prefeitura, a ação da Cip é acionada pelas solicitações dos moradores e também pelas rondas diárias das equipes pela cidade, e somente no último mês de junho, foram atendidas 1.777 solicitações de troca de lâmpadas, reatores e cabeamento e fios, entre elas, as de 30 postes na Praia Campista, entre o Posto da Petrobras e o Posto 2, na Avenida Atlântica.

No mesmo período, o governo municipal revelou que as demandas foram maiores na região serrana, com destaque para Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Sana, Cachoeiras de Macaé, Serro Frio e Boa Vista.

Coordenador da Cip, Marcelo Oliveira explicou que os trabalhos no litoral da cidade se devem à ação da maresia, que é determinante para a rápida deterioração dos postes e equipamentos da iluminação pública.

“Se não fizermos constantes manutenções, poderia ser ainda pior a deterioração. Para evitar esses problemas, fazemos ações preventivas, inclusive durante a noite”, justificou o coordenador ao falar da ação na Praia Campista.

Secretário adjunto de Obras, Júlio Antunes acrescentou que já está em licitação um processo para a revitalização em led de toda a iluminação pública das orlas das praias, Campista e dos Cavaleiros, além de também explicar a urgência das ações na orla.

“Os efeitos da corrosão, ocasionados por esse fenômeno natural, são acelerados. Realizamos sistematicamente atividades de manutenção, tanto nos Cavaleiros, como na Praia da Imbetiba, para evitar danos maiores”, afirmou o secretário adjunto.

Além dessas, a prefeitura promoveu a instalação de 12 projetores de 400 watts (w) na Praça das Bandeiras e nas linhas, Azul e Verde, deixando a praça mais iluminada e “com um efeito de luz diferenciado”.

Os pedidos de reparo podem ser feitos através do e-mail disqueluz@macae.rj.gov.br, do (22) 99790-1967, no WhatsApp, ou de ligação para a Cip, no (22) 2796-1114 e no (22) 2759-0783, e para o 156, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sendo este último serviço prestado com ligação gratuita quando realizada de um telefone fixo.

“Para fazer a solicitação, é necessário que a pessoa informe o nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo são fornecidos ao solicitante”, conclui a prefeitura, lembrando que a Cip conta com 5 equipes, trabalhando dia e noite, e que cada pedido gera um número de protocolo.

Mais lidas da semana