Considerado um dos maiores eventos do setor no mundo, Brasil Offshore acontece de 20 a 23 de junho
Tunan Teixeira
Faltando menos de 10 dias para o início da 9ª Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás, a Prefeitura de Macaé revelou que os preparativos para o evento estão a todo vapor no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, local em que acontecerá a feira.
Considerada o 3º maior evento de petróleo do mundo, a Brasil Offshore acontece de 20 a 23 de junho, das 14h às 21h, sob a organização da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que atua na montagem da estrutura que formará o pavilhão externo.
“A estimativa para esse ano é receber 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em negócios, em 40 mil metros quadrados de evento. Nesta edição, tanto os visitantes e quem planeja fazer investimentos terão a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e gerar novas parcerias”, revelou a prefeitura na última sexta-feira, 9.
Ainda de acordo com o governo municipal, a Secretaria de Mobilidade Urbana já está realizando a recepção das carretas que estão transportando os equipamentos para a feira que mobiliza toda a cidade.
“O objetivo dessa recepção é orientar e acompanhar os condutores dos caminhões até o Centro de Convenções”, contou a prefeitura, informando que Mobilidade conta com duas estruturas, na RJ-168 e na RJ-106 para receber motoristas e equipamentos.
Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, a proposta é receber os caminhoneiros na entrada da cidade e evitar a circulação nas avenidas da área central, utilizando as linhas Azul e Verde, além da Avenida Industrial.
Para minimizar o impacto no trânsito gerado pelo deslocamento de visitantes durante o evento, a recomendação da Mobilidade Urbana é que os participantes do evento usem o transporte coletivo ou táxis.
Pensando nessa demanda, também na última semana, a prefeitura realizou duas edições do Programa Bem Receber, ocasião em que foi ministrada palestra sobre “A importância do taxista para o desenvolvimento do Turismo”, com objetivo de qualificar os taxistas para o evento.
“A cidade se prepara não só para a Brasil Offshore, mas também para o início de um novo ciclo econômico. A Bacia de Campos vai voltar a receber investimentos e vai voltar a gerar empregos. Os taxistas são a vitrine da nossa cidade. São eles os primeiros a receber os visitantes, são eles que informam, orientam e ajudam a descobrir o que a cidade tem a oferecer”, analisou o Prefeito, Dr. Aluízio (PMDB), na abertura do evento dos taxistas, no Centro de Convenções, na semana passada.
A palestra foi realizada pelo taxista José Cestari, com 22 anos na área, na qual ele abordou assuntos como formas de tratamento, fornecimento de orientações corretas, boa recepção do visitante e cordialidade, para boa parte dos 178 taxistas cadastrados no município.
Sobre a infraestruturta do evento, a prefeitura anunciou que vem realizando diversos serviços de manutenção no Centro de Convenções, onde 40 profissionais participam da frente de trabalho, que visa a melhoria do espaço para a realização do evento.
Entre os nomes já confirmados para a feira estão a Petrobras; a Petrustech, referência no fornecimento de serviços essenciais para apoiar a indústria internacional de energia; a Wärtsilä Brasil, multinacional finlandesa em soluções e prestação de serviços para navios; o Estaleiro Mauá, de plataforma portuária industrial; NUCLEP, de equipamentos pesados, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e a Tiger Rentank do Brasil, de locação de equipamentos homologados para logística offshore.
Quem quiser conferir a programação e obter o credenciamento para participar da Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás pode encontrar mais informações no site www.brasiloffshore.com.
Foto: Bruno Campos