Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé discute volta às aulas presenciais enquanto prazos de matrículas estão se encerrando

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou para esta segunda-feira, 31 de janeiro, a divulgação dos resultados dos candidatos para as turmas do 1º e do 6º ano alocados nas primeiras duas fases de pré-matrícula da rede pública municipal de ensino visando o ano letivo de 2022.

A lista dos candidatos será liberada no site da prefeitura a partir das 9h, dessas fases que foram destinadas para alunos novos, candidatos que não estudam na rede municipal de ensino, e que não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar, além de estudantes que pertenciam à rede municipal de Macaé em 2021 e foram considerados evadidos.

Segundo o município, a matrícula para esses alunos já começa no próprio dia 31 de janeiro e segue até o próximo dia 4 de fevereiro, período em que os pais ou responsáveis precisam comparecer às escolas municipais de destino com documentos específicos, seguindo os protocolos sanitários para prevenção ao contágio com coronavírus.

Entre os documentos necessários estão, original e cópia da certidão de nascimento; certidão de casamento ou documento oficial, que a substitua; original e cópia da carteira de identidade para estudantes maiores de idade; original e cópia do CPF e foto 3x4; comprovante de residência (recibo de conta de água, luz ou outra correspondência); original do laudo clínico, em caso do candidato necessitar de atendimento educacional especializado, além do cartão do Bolsa Família, caso o estudante seja beneficiário do programa; original e cópia do cartão do SUS; original da declaração de escolaridade ou protocolo do curso; e original e cópia de documentos de identificação dos responsáveis.

De acordo com a prefeitura, nestas duas fase de pré-matrícula, a Secretaria de Educação recebeu 5.839 pré-cadastros,  4.430 na 1ª fase  e 1.409 na 2ª fase. A lista com os resultados dessas fases da pré-matrícula foi divulgada na última quarta-feira, 19.

A próxima semana também marca o fim do prazo de renovação de matrícula do Centro Municipal de Idiomas de Macaé, que termina na próxima quinta-feira, 3 de fevereiro. Até lá, os pais e responsáveis pelos alunos menores de 18 anos, ou alunos maiores de idade receberão via e-mail ou WhatsApp, o link da renovação para preenchimento dos dados solicitados.

O processo é feito através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, ligada à Secretaria de Educação, que ressalta que o link será enviado apenas aos alunos matriculados, pois o período é somente para renovação de matrículas.

Em caso de não recebimento do link com o formulário até 3 de fevereiro, os alunos devem entrar em contato através do e-mail macaecmi@gmail.com, lembrando que o Centro Municipal de Idiomas atende, prioritariamente, alunos da rede pública de ensino, de 12 a 18 anos, que reforçam o aprendizado nas disciplinas de inglês e espanhol.

Os cursos de inglês e espanhol do Centro Municipal de Idiomas têm duração de 4 anos, com aulas duas vezes por semana, e são divididos em 4 níveis, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado.

Além do período de renovação e novas matrículas das unidades ligadas à Secretaria de Educação para o ano letivo de 2022, a semana foi marcada por reuniões da pasta, juntamente com a Secretaria de Saúde, para definir ações voltadas para os protocolos sanitários do Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais de Macaé.

Na manhã desta sexta-feira, 28, uma reunião online contou com a participação dos diretores das 107 escolas públicas municipais, e debateu a definição de diretrizes para os espaços escolares receberem alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio na volta às aulas.

Segundo a prefeitura, já foram realizados encontros nas últimas, sexta e quarta-feira, dias 21 e 27, e outras reuniões estão previstas para dar prosseguimento aos debates sobre essa temática.

“Desta forma, as reuniões iniciadas desde a semana passada integram representantes das secretarias de Saúde, e de Educação, do colegiado de diretores, do Conselho Municipal de Educação, dos diretores das escolas municipais, além de membros que representam  a rede privada de ensino. Todos os encontros estão acontecendo virtualmente para seguir protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) e visam o debate conjunto de ações e propostas para comporem o Plano”.

De acordo com a secretária de Educação, Eliane  Araújo, a proposta dos encontros é ajustar e readequar o Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais de Macaé, providenciando os ajustes necessários com a escuta e colaboração de todos os envolvidos no processo educacional da cidade.

“A rede municipal segue o Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais de Macaé desde o início da pandemia. O documento relaciona a educação do município no contexto da pandemia, a articulação entre as secretarias municipais e as diretrizes epidemiológicas e os principais indicadores. Vale lembrar que a elaboração também segue diretrizes nacionais de segurança e prevenção”, concluiu a Secretaria de Saúde.

Mais lidas da semana