Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé anuncia parceria entre FeMASS e UENF para fortalecer formação acadêmica na cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou a formação de uma parceria entre a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) visando ampliar e fortalecer a formação acadêmica na cidade.

A expectativa é que a parceria contribua para viabilizar com formação de alunos que participam dos cursos ofertados pelos campus das duas instituições de ensino superior em Macaé, promovendo intercâmbios de profissionais, cursos e pesquisas compartilhadas entre a FeMASS e a UENF.

A proposta foi apresentada nessa quarta-feira, 10, pelo reitor e pela vice-reitora da UENF, os professores, Raul Palacio e Rosana Rodrigues, e aprovado pelo prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

“O governo tem como prioridade auxiliar a expansão do ensino superior, investindo em infraestrutura na Cidade Universitária para expandir laboratórios, salas de aulas e espaços de formação. Queremos também estabelecer parcerias com a UENF, que possui uma importante referência técnica para a cadeia produtiva offshore regional, formando profissionais que contribuem de forma direta com o nosso desenvolvimento”, comentou Welberth Rezende.

De acordo com a prefeitura, a ideia é utilizar a expertise da FeMASS e da UENF para fortalecer o conceito de Macaé como “Cidade do Conhecimento”, garantindo a formação de profissionais que atendam a demanda atual e futura da cadeia produtiva de óleo e gás na cidade.

“A proposta visa estabelecer termo de cooperação entre a FeMASS e a UENF para o desenvolvimento do intercâmbio de corpo docente das duas instituições de ensino para a ampliação dos cursos de formação acadêmica disponíveis nos campus de Macaé. A medida garantirá aos alunos de cursos da FeMASS o acesso a projetos, pesquisas e equipamentos de laboratórios, como o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP, da UENF)”, detalhou o município.

Ainda segundo a prefeitura, a parceria também visa consolidar a nova fase de industrialização da cidade a partir da transição energética, através do gás natural e também da expansão de outros segmentos econômicos, como o agronegócio.

“A UENF é uma das mais antigas universidades com campo próprio em Macaé. Em 30 anos de atuação, trabalhamos muito a interação com a sociedade, em especial aqui na cidade, que possui uma referência importante para toda a região”, apontou o reitor da UENF, Raul Palacio.

Além disso, a parceria entre o governo municipal e as duas instituições também prevê a criação do chamado “curso de residência multiprofissional”, com a criação de bolsas de incentivo para os estudantes dos 16 cursos da UENF, que atuariam em setores e serviços que integram a administração e gestão do município.

“Essa parceria garante maior qualidade na formação acadêmica dos nossos alunos, além de oferecer à prefeitura o acesso a profissionais em formação com capacidade técnica para apresentar soluções importantes para a gestão municipal”, reforçou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

Além dos representantes do município e da reitoria da UENF, participaram do encontro dessa quarta-feira a diretora da FeMASS, Gisele Muniz, e o vereador de Macaé, Reginaldo do Hospital (PODE).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana