Uma das várias belezas naturais do município, Rio São João atrai turistas de toda a região, do Estado do Rio e até do país, sendo o cenário para diversos eventos de Casimiro de Abreu
O município de Casimiro de Abreu foi selecionado pelo Edital Cidade+ para colocar em prática um programa de coleta seletiva sustentável. Entre 600 inscritas no edital, a cidade foi a única do Estado do Rio entre as 3 vencedoras.
Segundo a prefeitura, a cidade foi escolhida por atender importantes premissas, além de demonstrar engajamento do poder público e um ambiente propício para o desenvolvimento do projeto.
Comentando o resultado do edital, o Prefeito Paulo Dames (PSB) elogiou as belezas naturais do município cortado pelo Rio São João e falou sobre a “forte vocação turística” da cidade.
“Casimiro é uma cidade com qualidade de vida. Abençoada por suas belezas naturais que queremos preservar. A coleta seletiva vem somar com a vocação natural da nossa cidade”, comemorou o prefeito.
A prefeitura ressaltou ainda a importância da redução do impacto do lixo, assunto também comentado pelo prefeito, que lembrou o ganho social e econômico da reciclagem de lixo e resíduos.
“A coleta do lixo domiciliar já é feita diariamente em toda a cidade. Esses resíduos seguem para a área de transbordo, na localidade do Ribeirão, onde temos o projeto de transformar em uma Central de Triagem. Nossa proposta é aperfeiçoar ainda mais o gerenciamento do nosso resíduo, gerando emprego e renda para muitas famílias”, revelou Paulo Dames.
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro, Denise Rambaldi, o próximo passo da prefeitura é reunir a equipe técnica do município envolvida no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos com os profissionais do Instituto Recicleiros para fazer dar início a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva.
“Nossa intenção é ter este plano pronto no início do próximo ano para podermos colocá-lo em prática já no segundo semestre”, contou Denise.
O Programa Cidade+ tem a promessa de transformar as cidades brasileiras em um lugar melhor para se viver, e foi criado por iniciativa da Recicleiros e SIG Combibloc, e tem como objetivo principal qualificar as práticas de gestão de resíduos dos municípios, impulsionando a reciclagem para atrair investimentos para sua implantação e operação, e criar um ecossistema perene e economicamente viável.
“Temos comprovado com as nossas experiências que existem gestores e servidores públicos altamente comprometidos com as questões de sustentabilidade e qualidade de vida e que esse incentivo pode ser a chave para a mudança nesses territórios”, comentou Isabela De Marchi, coordenadora de sustentabilidade da SIG.
Além de Casimiro, foram selecionadas as cidades de Mairinque, em São Paulo, e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Os vencedores vão receber consultoria técnica gratuita para o desenvolvimento do plano de reciclagem e coleta seletiva.
Leave a Comment