Em destaque ao centro da mesa, Rafael Diniz dá boas vindas aos novos servidores públicos municipais da Saúde em evento na sede da Prefeitura de Campos dos Goytacazes
O Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), recepcionou, na última terça-feira, 17, um grupo formado por 131 médicos aprovados em concurso público de 2014, que foram convocados no mês passado.
Segundo a prefeitura, os profissionais vão atuar nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e também em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recompondo o quadro da administração pública diante da aposentadoria de servidores nos últimos 4 anos.
A cerimônia aconteceu no auditório da sede administrativa do município e, ainda nesta terça, os novos servidores públicos tiveram a oportunidade de escolher os locais onde irão trabalhar por ordem de classificação.
“Tivemos que cumprir alguns requisitos antes de fazer essa convocação e conseguimos alcançar a meta com responsabilidade. Não conseguimos fazer essa convocação antes porque, quando assumimos, tivemos uma redução na receita em mais de 1 bilhão de reais e, com isso, ficamos impedidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, ponderou o prefeito.
Rafael Diniz afirmou ainda que a área da saúde continua sendo uma das prioridades do governo municipal, e elogiou os esforços da prefeitura, apesar de reconhecer que o município precisa promover melhorias na gestão do setor.
“A Saúde continua e sempre será prioridade no nosso governo. Infelizmente ainda não temos a saúde que gostaríamos, já que enfrentamos muitas dificuldades. Hoje não atendemos somente os 500 mil habitantes de Campos, mas também de todas as regiões. Além disso, houve o aumento na demanda do atendimento, já que a crise financeira que nos dificulta administrar, também afetou o trabalhador, fazendo-o perder o seu plano de saúde. Mas, como disse, a Saúde é prioridade e seguiremos lutando para oferecer a melhor possível para a população”, garantiu o prefeito.
O chefe do Executivo também ressaltou que o investimento na Atenção Básica é sinônimo de pensar no futuro da população, lembrando que as políticas de prevenção na Saúde podem ajudar a reduzir gastos com a superlotação de hospitais.
“Ações na Atenção Básica são de médio a longo prazo, mas se não investirmos na Atenção Básica, esse longo prazo se torna ainda maior. A urgência e emergência são importante sim, e estamos priorizando essa parte em alguns momentos, mas paralelamente estamos investindo na Atenção Básica porque de nada adianta hospitais superlotados e postos de saúde vazios”, acredita Rafael Diniz.
Representando a Secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ausente do evento devido a uma reunião com no Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), na capital fluminense, a Subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini, saudou os novos servidores, ressaltando as melhorias que eles devem trazer para o atendimento municipal.
“Esse momento da chegada de novos profissionais para reforçar o trabalho na Saúde é muito importante. Com os novos profissionais, poderemos melhorar ainda mais a assistência em saúde e a qualidade de vida das pessoas. Essa questão não é eleitoreira porque quem investe na Atenção Básica investe no futuro. Precisamos mudar algumas realidades no município, como a mortalidade infantil neonatal e a saúde mental, e os novos profissionais serão primordiais nesse trabalho”, disse Cintia Ferrini.
Para o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dante Pinto Lucas, os novos médicos significam a concretização de um projeto voltado para a Saúde, já que, os novos concursados permitirão ao poder público desafogar o fluxo de atendimento, melhorando o serviço para a população.
“Concurso é feito por necessidade e desde que esse concurso foi feito que os profissionais são aguardados. Com os novos servidores atuando, poderemos melhorar todo o fluxo de atendimento desafogando a rede de urgência e emergência. O resultado vai ser lá na frente com a melhoria da Saúde para toda população”, avaliou o vice da FMS.