Mídias Sociais

Política

Prefeito de São Pedro da Aldeia é eleito presidente de consórcio da Região dos Lagos ligado ao meio ambiente

Publicado

em

 

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), foi eleito por unanimidade para presidir a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), que tem o objetivo de unir os municípios da região e o governo estadual para promover uma gestão descentralizada dos recursos hídricos locais.

Fundado em dezembro de 1999, o CILSJ é composto pelos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Como vice-presidente do consórcio, foi eleito o vereador de Silva Jardim, Fabrício de Napinho (PSD), que ocupa o cargo de prefeito da cidade interinamente desde dezembro de 2020, após o vencedor nas urnas, Jaime Figueiredo (PROS), ter a candidatura de sua chapa impugnada pela Justiça Eleitoral, e ainda aguardar decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A eleição da nova diretora do CILSJ, realizada nesta quarta-feira, 10, contou com a participação de representantes dos governos da região, entre eles o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CIDADANIA), o superintendente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Luciano Galdino, e os secretários de Meio Ambiente de São Pedro, Raquel Trevizam; de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira; e de Búzios, Duda Tedesco.

Na cerimônia, a cientista biológica Adriana Saad foi reeleita para a Secretaria Executiva do consórcio, enquanto que as instituições eleitas para o Conselho Fiscal do CILSJ foram a Prefeitura de Iguaba Grande, a Organização Não Governamental (ONG) Viva Lagoa, e a empresa Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico dos municípios de Arraial, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro.

De acordo com o prefeito de São Pedro e novo presidente do CILSJ, Fábio do Pastel, sua gestão a frente do consórcio seguirá o mesmo caminho que sua administração a frente do município vem tomando, ressaltando a importância da Lagoa de Araruama para a cidade e para a região.

“Parto do mesmo princípio que conduz a minha gestão como prefeito: quero ajudar a desenvolver ações concretas e contribuir para a execução dos projetos. Agradeço a confiança de todos, estou honrado e confiante de que faremos um ótimo trabalho. São Pedro da Aldeia tem vários setores que dependem diretamente da nossa Lagoa de Araruama, como o turismo, o esporte e o sustento de muitas famílias que vivem da pesca. Ela será uma das nossas prioridades, sem dúvidas”, declarou Fábio do Pastel.

Estendendo-se pelos municípios de Araruama, Arraial, Cabo Frio, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro, a Lagoa de Araruama também foi lembrada pela secretária de Meio Ambiente de São Pedro, Raquel Trevizam, que falou sobre a importância da presidência do seu prefeito no consórcio.

“São Pedro da Aldeia e Iguaba são os únicos municípios da Região dos Lagos que dependem exclusivamente da recuperação da laguna [Lagoa de Araruama]. A nova presidência agregará com ideias novas, propositivas, buscando sempre o respeito à sociedade civil e aos empresários que também integram o consórcio”, disse Raquel Trevizam.

A cerimônia da eleição da nova diretoria foi marcada ainda pela apresentação dos projetos executados pela CILSJ em toda a Região dos Lagos e Baixada Litorânea, e também pelo lançamento do livro Revivendo Águas Claras, que retrata um importante projeto para a construção de um banco de áreas para reflorestamento na bacia hidrográfica do Rio São João.

Mais lidas da semana