Mídias Sociais

Cidades

Político de Macaé assume Secretaria da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro

Avatar

Publicado

em

 

Se perdeu um representante na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) depois das posses dos eleitos nos pleitos municipais com a saída de Carlos Augusto Balthazar (PMDB), que assumiu a Prefeitura de Rio das Ostras, a região ganhou o que pode ser um importante aliado dentro do governo do estado.

Nesta quarta-feira, 11, o Diário Oficial do Estado do Rio trouxe a nomeação do deputado estadual Christino Áureo (PSD) como novo Secretário Estadual da Casa Civil, deixando a Secretaria de Agricultura e Pesca.

Reeleito deputado estadual em 2014 para seu 3º mandato, Christino Áureo disputou a Prefeitura de Macaé em 2012, e perdeu para Dr. Aluízio (PMDB), então no PV, e agora passa a ser talvez o maior representante da região dentro do governo estadual.

De acordo com nota do governo, Áureo, que é macaense, “implementou inúmeros programas estruturantes e setoriais à frente da secretaria, com destaque para o Rio Rural, em parceria com o Banco Mundial e a ONU/FAO, com foco no desenvolvimento sustentável, comércio justo e resgate da infraestrutura das regiões atendidas”.

Aos 52 anos, o deputado licenciado possui formação de graduação e pós-graduação em áreas diversificadas, ligadas a setores do agronegócio e também da indústria de transformação e infraestrutura, em diferentes universidades, inclusive como pesquisador.

“Tem vasta experiência no setor público, tendo sido Coordenador de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, com atuação nas áreas de indústria, comércio, petróleo, energia, indústria naval, agronegócio, serviços, turismo e micro e pequena empresa”, complementa nota do governo do estado.

Aposentado do Banco do Brasil, onde ingressou em 1976, Christino Áureo atou em Brasília e em diversos estados da federação, como representante do banco junto ao Congresso Nacional em diversos temas, em especial na regulamentação do sistema financeiro nacional. Possui experiência na gestão e no conselho de companhias de capital aberto listadas em bolsas de valores.

Filiado ao PSD desde 2011, Áureo foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006 pelo PP, sendo reeleito em 2010 e 2014, esta última já por seu atual partido, e há anos vem trabalhando junto aos governadores fluminenses, tendo passado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Executiva do Gabinete do Governador Anthony Garotinho (PP), pela Presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, na gestão de Rosinha Garotinho (PP), além de ter sido Secretário de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca, no governo Sérgio Cabral (PMDB).

Desde que a proposta de reforma administrativa do governo Pezão anunciou a fusão de Agricultura, Obras, Transportes e Desenvolvimento Econômico na Secretaria de Infratrutura, Áureo vinha ocupando a vaga, e com a recusa de Rafael Picciani (PMDB) em assumir a secretaria, devido ao agravamento da crise, o deputado do PSD foi anunciado na gestão da pasta.

De acordo com o site do jornal Valor Econômico, porém, com o adiamento da reforma administrativa pretendida pelo governador para 1 de fevereiro, as pastas Agricultura e Desenvolvimento Econômico podem ser absorvidas pela Casa Civil, deixando Obras e Transportes separadas.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana