Equipes da Secretaria Adjunta de Interior acompanham realização das obras da ponte de Trapiche, que foi destruída durante fortes chuvas em novembro de 2018, mas deve ser restabelecida nesta sexta-feira, 22
Os esforços da Prefeitura de Macaé para a conclusão das obras na ponte do Trapiche, na região serrana, acabaram servindo como argumento durante um debate entre os vereadores Paulo Antunes (MDB) e Dr. Luiz Fernando (PTC), em sessão ordinária desta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal.
As obras, que continuam mantendo o trânsito de veículos no local interditado durante essa semana, e que têm previsão de conclusão da próxima sexta-feira, 22, estão sendo acompanhadas pela Secretaria Adjunta de Interior, que já liberou a passagem de pedestres.
Enquanto os parlamentares discutiam sobre um projeto de lei do Executivo, aprovado nesta quarta, e que propõe a criação de um mecanismo em defesa dos usuários do serviço público, o oposicionista Dr. Luiz Fernando aproveitou para criticar a atual gestão do município, que ele chamou de “a pior nos últimos 20 anos”, o governista Paulo Antunes retrucou as críticas do colega de plenária.
“É, tem duas Macaé (SIC) sim. Uma que o Luiz Fernando só vê errado. A dele é tudo errado. A dele não tem nada certo aqui. Ele, quando passa mal, ele vai para o Rio de Janeiro, ele não vai no HPM (Hospital Público Municipal) não”, começou Paulo Antunes.
O oposicionista retrucou que não ia “graças a Deus”, fazendo um gesto característico das duas palmas das mãos juntas, ao que Paulo Antunes devolveu dizendo que o colega tinha condições financeiras para ir ao Rio, e ouviu do colega um “você também”.
“Mas eu vou aqui”, respondeu Paulo Antunes, rapidamente.
Retrucando a já batida frase de Dr. Luiz Fernando, que costuma dizer que existem duas Macaés, como se houvesse uma cidade só de problemas e outra onde os problemas são escondidos, ideia que é constantemente reproduzida nos discursos da oposição, Paulo Antunes continuou dizendo que a cidade era uma só e ainda ironizou o chavão do colega.
“Só não pode o senhor querer falar só dos erros. Será que o senhor só tem um olho, é capenga? É pirata, só tem um olho, só vê o lado que o senhor quer? Abre o outro [olho], vereador. Vê o que é bom também. Pelo amor de Deus. Só isso. Não tem nada de uma Macaé melhor, uma Macaé pior”, brincou o vereador governista, continuando, “agora, será que não tem nada certo? Olha a Educação, olha a nossa Saúde, olha a ponte de Trapiche, que está sendo feita, e que é do Estado, hem! O prefeito [Dr. Aluízio, sem partido]teve peito, presidente [Dr.] Eduardo [Cardoso, PPS]! O prefeito teve peito de mexer numa ponte estadual, que ele vai responder lá na frente, mas foi para atender a população da serra, onde o senhor passa todos os dias. Agora, Macaé é uma só, Princesinha do Atlântico, vereador Luiz”.
Segundo a prefeitura, enquanto esta etapa, que inclui a substituição de bases de ferro e a conclusão da instalação da base metálica, está sendo realizada, o tráfego está sendo desviado para a Estrada da Turma, com orientações de agentes de trânsito que estão no local.
A prefeitura lembra que a ponte de Trapiche foi parcialmente destruída pelas fortes chuvas que atingiram o município, no início novembro de 2018, mas ressalta que apesar de estar localizada em uma estrada estadual, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado, o governo municipal assumiu o compromisso de realizar as intervenções, tendo em vista o impacto no dia a dia da população, conforme explicou Paulo Antunes, com o restabelecimento do trânsito já no dia 20 de dezembro.