Mídias Sociais

Política

Macaé tem mutirão para plantio de mudas nativas da restinga na Praia dos Cavaleiros

Publicado

em

 

Um grupo de alunos do projeto de extensão Vivenciar, do Instituo de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participou do mutirão para o plantio de mudas nesta segunda-feira, 19, próximo ao Posto 2, na Praia dos Cavaleiros.

A realização da ação é do projeto de extensão Vivenciar, com apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, que promove a colocação de cerca no espaço nesta quinta-feira, 22.

Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, lembra que o NUPEM/UFRJ realiza um trabalho de pesquisa há 20 anos na restinga da orla macaense, reforçando a importância da ação para a recomposição da vegetação para conter o avanço do mar.

“Além de receber as mudas nativas da vegetação de restinga, o local servirá como pesquisa para o (NUPEM/UFRJ)”, explicou Juninho Luna.

O secretário informou ainda que a Secretaria de Ambiente e a UFRJ realizarão o trabalho de recomposição de mudas nativas da restinga em outros locais, como na Praia Campista, acrescentando que o plantio acontece depois da retirada das plantas que não eram nativas na restinga.

“A nossa intenção é, em breve, fazermos o trabalho de plantio de mudas na Praia do Hollywood e, também, no Lagomar, que deverá contar com a participação de toda a comunidade. Não é só plantar, tem que preservar”, ressaltou Juninho Luna.

Professor do NUPEM/UFRJ, Rodrigo Lemes explicou que o objetivo é levar ciência para a comunidade, destacando a importância da parceria com a Prefeitura de Macaé, ampliando o acesso da população para a educação ambiental.

“É gratificante estarmos realizando a nossa função para que a população tenha acesso à educação ambiental, além de proporcionar pesquisa para estudantes e voluntários na área”, acredita Rodrigo Lemes.

Coordenadora do setor de Arborismo e Paisagismo, da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade, Proteção Animal, Fernanda Norbert contou também que nesta quinta está previsto o cercamento do espaço onde foi realizado o plantio das mudas.

“Hoje nós plantamos as espécies Blutaporon portucaloides, Alternanthera marítima, Pilosocerus arrabidae, Impomea pes-caprae, Carnavalia rosea, Neoreglia cruenta, Aechmea blanchetiana e Sophora tomentosa”, detalhou Fernanda Norbert.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana