Mídias Sociais

Política

Licitação para concessão de Aeroporto em Campos entra na mira no Ministério Público Federal

Publicado

em

 

Aberta em novembro de 2018, licitação de concessão do Aeroporto Bartolomeu de Lisandro, em Campos dos Goytacazes, chegou a ser autorizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil em outubro do ano passado

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Campos dos Goytacazes a anulação imediata da licitação que concede, à iniciativa privada, a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do Aeroporto Bartolomeu de Lisandro, na cidade.

A recomendação foi expressa ao Prefeito de Campos de Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), ao procurador-geral do município, José Paes Neto, e ao presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Carlos Vinícius Viana Vieira, responsáveis pelo processo licitatório.

Aberta em novembro de 2018, com autorização do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a licitação publicada nos atos oficiais do município, previa que o processo fosse concluído ainda em 21 de dezembro do ano passado, o que acabou não acontecendo.

O MPF considera que a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do aeroporto constitui serviço público federal, não delegado ao município no convênio, e que, portanto, não cabe ao município concedê-lo.

Também foi recomendado pelo MPF que se exclua de futuras licitações a concessão de operações de tráfego aéreo no aeroporto, além de estipular ao município prazo de 10 dias para responder a recomendação.

“Caso as autoridades administrativas da cidade, cientificadas agora da ilegalidade do processo, se omitam ou deixem de atuar para anular a licitação, cometerão ato de improbidade administrativa. Nesse caso, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis”, justificou o MPF.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana