Mídias Sociais

Política

IBGE apresenta planejamento para o Censo 2020 para representantes da Prefeitura de Macaé

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé recebeu nesta quarta-feira, 23, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentaram a proposta de trabalho e metodologia para a realização do Censo Demográfico 2020, que acontece a cada 10 anos no país.

Gestores e servidores de várias pastas da administração municipal participaram do encontro, realizado no auditório do Paço Municipal, onde foi apresentada a ideia de que o poder público municipal possa colaborar em todas as etapas da pesquisa.

“A proposta do instituto (IBGE) é, ainda, atender todos os princípios da transparência, engajamento e cidadania”, avaliou a prefeitura.

De acordo com o coordenador de área do Censo 2020 da Agência IBGE Macaé, Rhanderson Gomes, o processo tem a finalidade de obter informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas, e realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

“Cada cidade vai poder se conhecer e planejar melhor o futuro. Por isso, é fundamental a contribuição de todos os envolvidos para atualização da base territorial, divulgação dos processos seletivos e apoio durante a coleta. Além disso, é importante que a população reconheça o Censo e possa fornecer informações corretas. Desta forma, todos saem ganhando”, frisou o coordenador.

O período regular do Censo 2020 começará em agosto e terminará em outubro do próximo ano, e em Macaé, haverá processo seletivo para 230 recenseadores, 25 agentes censitários supervisores e 4 agentes censitários municipal.

Os cargos são respectivamente, de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio, com vencimentos entre R$ 1.700,00 e R$ 2.000,00, sendo que os recenseadores ganharão por produtividade. A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e março.

O município terá 4 postos de coleta, sendo 1 na região serrana. Segundo dados do IBGE, Macaé tem cerca de 260 mil habitantes e 82 mil imóveis.

A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 contou com a participação de representantes das secretarias de Administração, de Saúde, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, além das secretarias adjuntas de Planejamento, de Patrimônio e de Comunicação.

Mais lidas da semana