Mídias Sociais


Política

Em parceria com o Estado e a Enel, Prefeitura de Rio das Ostras entrega nova Praça do Trem, em Rocha Leão

Publicado

em

 

Em parceria com o governo estadual do Rio e a concessionária de energia elétrica, Enel, a Prefeitura de Rio das Ostras entregou as obras de revitalização da Praça do Trem, em Rocha Leão, que recebeu novas cores e mobiliários acessíveis, artísticos e temáticos sobre o universo ferroviário, criados pelo multiartista Narcelio Grud.

De acordo com a prefeitura, o projeto de urbanismo tático Rua Walls, um dos correalizadores do LAB Cidades Criativas, junto da produtora Quitanda Soluções Criativas, também conta com uma estação de leitura para estimular a prática no local.

Dentre o mobiliário instalado estão um telefone sem fio com 3 tipos de afinação, por conta das formas da peça (círculo, quadrado e retângulo); 1 poste com elementos sonoros que remetem aos sinos de uma locomotiva, e também uma roda que proporciona uma ilusão de ótica para dar impressão de algo em movimento.

A revitalização da praça também contou com o circuito infantil e o circuito para práticas esportivas, com pinturas personalizadas e lúdicas no chão do espaço, com um novo e equipado parquinho infantil.

Além da restauração da Praça do Trem, o LAB Cidades Criativas realizou intervenções formativas, como uma oficina de grafite, ministrada pelo artista contemporâneo e produtor cultural Leandro Ice, e quer teve como público-alvo os estudantes que estavam de férias na cidade.

A prefeitura lembra que todas essas ações convergem com o programa Colorindo com Energia, que entregou uma pintura artística do muro da subestação da Enel em Rocha Leão e também uma programação com oficinas de desenho nas escolas do município.

“O LAB Cidades Criativas é uma realização da produtora Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com a correalização do Rua Walls, patrocínio da Enel e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero, e apoio institucional da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC), que forneceu a estrutura necessária para o trabalho dos artistas”, listou o governo municipal.

Mais lidas da semana