Mídias Sociais

Política

Em parceria com a Enel, Rio das Ostras colhe benefícios de projetos para melhorar o consumo de energia nas unidades de Saúde

Publicado

em

 

Com novos concursos públicos em aberto, o município de Rio das Ostras anunciou também novos investimentos na área da Saúde visando trazer maior economia no consumo de energia nas unidades municipais.

Na última quarta-feira, 25 de setembro, o Hospital Municipal Drª Naelma Monteiro (foto) inaugurou um novo sistema de eficiência energética, depois de assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre a prefeitura e a Enel, num investimento de cerca de 470 mil reais com esse projeto na unidade.

De acordo com a prefeitura, o Hospital Municipal ganhou uma Microgeração de Energia Solar de 20 quilo-watts-pico (kWp), com a instalação de 58 painéis fotovoltaicos, além da troca de 39 equipamentos de ar-condicionado ineficientes por modelos mais modernos, além das 1.355 lâmpadas que foram substituídas por outras com tecnologia LED.

Segundo o engenheiro responsável pela execução do projeto, Cícero Lopes, com essa parceria, o resultado conquistado é uma iluminação com tecnologia mais eficiente, que deve trazer uma economia de aproximadamente 15 mil reais mensais, o que daria para alimentar 140 residências, além de destacar o importante apoio da prefeitura, que doou toda a mão de obra para fazer instalação.

“Há pouco mais de 1 ano, nos deparamos com o hospital totalmente sucateado, com tomógrafo quebrado e lâmpadas queimadas. Esse projeto é muito importante para nós, pois traz mais economia no consumo de energia, e as melhorias estão acontecendo. Conseguimos instalar 1 novo tomógrafo e também já estamos trabalhando para colocar o elevador para funcionar”, avaliou o Prefeito Marcelino Borba (PV) durante a solenidade.

Essa é a 2ª vez que o município de Rio das Ostras foi contemplado em parceria com a Enel, concessionária responsável pelo abastecimento e o fornecimento de energia elétrica no município, bem como em outras mais de 60 cidades do Estado do Rio.

Na ocasião, também foi assinado mais um Termo de Cooperação Técnica, que vai beneficiar 7 escolas do município e mais o Pronto-Socorro através do projeto de Eficiência Energética.

Em entrevista ao site da Prefeitura de Rio das Ostras, o presidente da Enel no Rio, Artur Manuel Tavares Resende, disse que unir um conceito moderno de sustentabilidade e inclusão social é um dos pilares dos projetos desenvolvidos pela empresa, uma das líderes de reclamação no Estado do Rio.

“É muito importante usar uma energia que seja eficiente para toda a população. Assim contribuímos para a sustentabilidade, para que isso venha se perpetuar no futuro. Quando olhamos socialmente, vemos melhorias no atendimento do hospital, no conforto e bem-estar dos pacientes e funcionários. Trazer esse projeto para Rio das Ostras me dá muito orgulho de estar aqui hoje”, comentou Artur Resende.

Segundo a prefeitura, o projeto de Eficiência Energética tem como objetivos reduzir o desperdício de energia elétrica, através da redução do consumo, e melhorar o conforto para pacientes e profissionais que trabalham nas unidades beneficiadas pelo projeto.

Para a diretora-geral do Hospital Municipal, Vilma Teixeira, esse projeto possibilitou a modernização na iluminação do hospital, o que trouxe mais conforto nos trabalhos realizados e atendimento.

“Estou pela terceira vez com diretora desse hospital e nunca vi tanta mudança em tão pouco tempo. A instalação do tomógrafo era fundamental e conseguimos. Com o novo sistema de energia, vamos otimizar as ações desenvolvidas no hospital, por isso só tenho a agradecer”, completou a diretora.

A cerimônia também contou com a presença do diretor administrativo do hospital, Arlem Gomes; da diretora de Sustentabilidade Brasil, Márcia Massoti de Carvalho; do responsável pelos projetos de Sustentabilidade Brasil, Lincoln Santana Morales; e do coordenador de projetos, Leonardo Soares de Oliveira; além de secretários municipais e dos vereadores Carlinhos CRM (PV) e Carvalhão (PV).

Mais lidas da semana