Mídias Sociais

Política

Eleitores poderão votar com identificação biométrica, diz DETRAN

Publicado

em

 

A novidade foi divulgada nesta semana na página do Detran-RJ e promete ajudar cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses, cadastrados no banco de dado de identificação civil da unidade.

Da Redação

Um convênio entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Detran irá possibilitar que eleitores votem nas eleições de outubro utilizando a identificação biométrica. A novidade foi divulgada nesta semana na página do Detran-RJ e promete ajudar cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses, cadastrados no banco de dado de identificação civil da unidade.

O Detran informou também que os eleitores que forem identificados por meio das digitais no dia das eleições terão os dados biométricos incorporados ao cadastro eleitoral e não precisarão comparecer posteriormente ao cartório para realizar o procedimento.

Para viabilizar a idéia, a Justiça Eleitoral realizou um levantamento de informações como nome, filiação, números de identidade, CPF, dentre outros dados biográficos e os comparou com as já registradas no cadastro eleitoral.

A expectativa é que com o aproveitamento do banco de dados do Detran-Rj, o número de eleitores com registro biométrico no estado do Rio poderá aumentar em até 200%, alcançando mais da metade do eleitorado (54%). Atualmente, 2.317,192 eleitores fluminenses já fizera o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o que corresponde a 18,68% do eleitorado. A meta do TSE é concluir, até 2022, o cadastro das digitais de 100% dos eleitores brasileiros.

 


 

Mais lidas do mês