Mídias Sociais

Política

De forma parcial, atendimento presencial do Detran.RJ recomeça em algumas unidades nesta segunda-feira, 8

Avatar

Publicado

em

 

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran.RJ) iniciou o retorno parcial de suas atividades nesta segunda-feira, 8, depois da higienizando dos postos de atendimento com base nos protocolos das autoridades sanitárias.

Com o retorno, o órgão estadual voltará a entregar carteiras de identidade solicitadas antes da pandemia e, por não serem casos emergenciais, continuaram acauteladas na capital e em outros 28 postos do Estado.

Também serão disponibilizados os serviços de 1ª e 2ª via da identidade, que durante a quarentena eram disponibilizados apenas na sede, e que, a partir desta segunda-feira, passarão a ser requeridos em outras 3 unidades localizadas no Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti, aumentando o número de agendamentos de 400 para 1.300 por dia.

Além da capital fluminense e das duas cidades do Grande Rio, as entregas de carteira de identidade serão feitas também nos postos de Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda, Araruama, Teresópolis, Itaguaí, São Gonçalo, Macaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, Resende, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita, e Maricá.

Mesmo assim, o Detran.RJ ressaltou a importância da colaboração de outros órgãos públicos na realização da limpeza das unidades, citando a Prefeitura de Niterói, que realizou a higienização do posto do Fonseca, e do Corpo de Bombeiros, que fez o mesmo serviço no posto de Cabo Frio.

Para o retorno dos atendimentos, o Detran-RJ também está instalando placas de acrílico em sua sede, na capital fluminense, com o objetivo de separar as baias de atendimento, para impedir a contaminação do coronavírus, medida que será estendida a outras

unidades.

“A principal preocupação da administração é retornar com total segurança, tanto para os funcionários quanto para os seus usuários”, contou o Detran.RJ.
Para o presidente do órgão estadual, Marcello Braga Maia, a abertura das unidades precisa ser feita de forma gradual e responsável, com o reforço das medidas de prevenção à pandemia, e ressaltou a importância do cuidado com a população.

“Vamos reabrir as unidades e atender as demandas da população de forma gradual e responsável. Por isso, estamos reforçando ainda mais os cuidados para preservar nossos funcionários, colaboradores e a própria população. É o momento de cuidar das pessoas ao mesmo tempo em que atendemos os serviços essenciais que prestamos”, explicou o presidente do Detran.RJ.
Além das medidas já anunciadas, também serão instalados dispensers com álcool em gel em todos ambientes compartilhados, como corredores e áreas de atendimento dos postos do Detran.RJ, e para evitar aglomeração, as filas respeitarão o espaçamento adequado.
O órgão estadual reafirmou ainda que aqueles usuários que não tiverem urgência nos serviços, devem aguardar o retorno total das atividades para não criarem aglomerações nos postos e se precaverem quanto à contaminação do coronavírus.

O Detran.RJ estava com os atendimentos presenciais suspensos desde o último dia 16 de março, após a adoção de um plano de contingenciamento contra a proliferação do coronavírus, envolvendo adaptações nas rotinas dos setores operacionais e de atendimento ao público para evitar a propagações do vírus entre funcionários, colaboradores e usuários do departamento.
“O Detran.RJ está atento e tomando todos os cuidados para evitar a contaminação e propagação do coronavírus e conta com a colaboração de todos”, concluiu o órgão neste fim de semana.

Mais lidas da semana