Mídias Sociais


Política

Concerto de aniversário de 149 anos da Nova Aurora atraiu excelente público na noite desta quarta-feira, 8

Publicado

em

 

A Sociedade Musical Nova Aurora, tradicional no município, comemorou seus 149 anos, com a apresentação do concerto da Orquestra de Sopros Banda Sinfônica, da própria instituição, que encantou a plateia e lotou espaço, no centro da cidade.

A apresentação aconteceu na sede da Nova Aurora, que fica no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, e teve repertório variado, com 58 músicos regidos pelo maestro Hélio Rodrigues, com destaque para a opereta Viúva Alegre, do compositor Franz Lehár, nascido na antiga Áustria-Hungria, em cidade que fica no atual território da Eslováquia.

No programa ainda estavam The Merry Widow Selections, de Franz Lehar; Sinatra In Concert, com arranjo de Jerry Nowak; África, de David Paich e Jeff Porcaro; e variações sobre a Jardineira, de Benedicto Lacerda, com arranjo para orquestra de sopros de Daniel Martins; além de canções como Copacabana, de Braguinha, e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso.

Entre os solistas convidados para a suíte com canções de Alceu Valença, estiveram Guma e Tobias Maciel, fechando o espetáculo com descontração, e garantindo longos aplausos da plateia que conferiu de perto a apresentação.

Segundo a prefeitura, a próxima apresentação da Orquestra de Sopros Banda Sinfônica, da Nova Aurora, será no próximo dia 26 de junho, às 11h, também na sede da entidade, no centro da cidade, lembrando que, atualmente, a sinfônica é formada por 62 músicos profissionais e amadores.

A orquestra é composta por flauta, flautim, oboé, clarineta, clarineta contrabaixo, clarineta baixo, saxofone alto, tenor e barítono. E ainda trompetes, trompas, trombones tenores, trombones baixos, tubas e bombardino, bateria, tumbadora, triângulo, xilofone, vibrafone, multifone, quarteto de tímpanos e gongo chinês.

Depois de tanto sucesso, a Sociedade Musical Nova Aurora já se prepara para o seu aniversário de 150 anos, que será comemorado em 2023, lembrando que a sede passou por obras de revitalização e ganhou um painel de grafite comemorativo, homenageando Benedito Lacerda, trabalho de Felipe Talu, com uma dedicatória do músico à instituição datada de 1941 e transcrita no muro dos fundos da sede por Emanuely Lima Matos.

Além da pintura, reforma da sede da Nova Aurora contou com a restauração e impermeabilização de todo o telhado e teto da cúpula da capela Santa Cecília, a substituição das portas internas de madeira por de portas de alumínio, a troca dos pisos de barro, e a reforma dos banheiros, e quarto de instrumentos e despensa, adequando o espaço às necessidades dos alunos e da orquestra.

Anualmente a Sociedade Musical Nova Aurora oferece, atualmente, 60 vagas para pessoas a partir de 10 anos de idade, com as inscrições e aulas gratuitas, lembrando que cada dia da semana é reservado a um instrumento, com aulas a partir das 14h, nos turnos da tarde e da noite, e as matrículas abertas apenas na semana após o Carnaval de 2023.

Mais lidas da semana