Mídias Sociais


Política

Cerimônia de abertura da Expo Macaé 2022 também abre comemorações pelo aniversário de 209 anos da cidade

Publicado

em

 

As comemorações pelo aniversário de 209 anos de fundação da Vila de Macaé começaram nesta quarta-feira, 26, com a abertura da Expo Macaé 2022, com direito a discurso do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), que estava acompanhado da primeira dama, Quelen Rezende, e entrega da reforma do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha.

“Quero destacar a importância das pessoas que trabalharam para reconstruir esse espaço. Os portões foram refeitos, toda a pintura, o tapersal, os currais, toda a parte do pavilhão de leilões de equinos e bovinos, toda a parte estrutural é nova nesse espaço da agroeconomia e lazer”, lembrou o prefeito.

Na abertura da solenidade, Welberth Rezende ressaltou que a rodada de leilão que acontece no sábado, 30, deve movimentar cerca de 48 milhões de reais, estimulando a economia do município e da região.

“Temos a previsão de 1.200 cabeças de gado no leilão; fora isso, montamos, com a Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio), a Desenvolve RJ, que vai trazer empresas de toda a região e vai aquecer os setores de comércio, serviço e do ramo de petróleo”, avaliou o prefeito.

O chefe do Executivo macaense também lembrou que a cidade atingiu números importantes na geração de emprego, com 12 mil vagas de emprego em 2021, e 4 mil nos primeiros 6 meses desse ano, segundo dados de órgão federal.

“Vamos começar a fazer as obras do Centro de Convenções [Jornalista Roberto Marinho], o Estádio [Cláudio Moacyr de Azevedo] e o Ginásio [Poliesportivo Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt] estão em obras, o Terminal Cehab; estamos recuperando 70 praças, devolvendo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), UBS (Unidade Básica de Saúde) na Malvinas, obra na Ilha Leocádia, na Aroeira”, enumerou Welberth Rezende.

Na abertura da Expo Macaé 2022, o prefeito também defendeu as políticas regionais, principalmente em áreas como a saúde, a segurança pública, e o desenvolvimento econômico, com grandes obras do comércio e da indústria.

Durante o evento, que é realizado por empresa privada vencedora de licitação, o prefeito anunciou que Macaé vai abrigar uma Central de Distribuição de produção rural, que vai abranger 3 mil famílias, reforçando a importância do agronegócio.

“Olhamos Macaé também como capital da agricultura, Macaé é o maior produtor de grãos do Estado; 60% da produção do Estado está aqui. Somos o maior produtor de gado confinado. Macaé e Campos são os 2 maiores rebanhos do Estado do Rio de Janeiro”, detalhou Welberth Rezende, acrescentando que “nosso negócio principal é óleo e gás, mas precisamos investir em outras áreas para que possamos avançar nestes setores”.

Também presente à abertura da Expo Macaé 2022, o presidente da Câmara, vereador Cesinha (PROS), que participou de sessão extraordinária para a votação de projetos para beneficiar servidores públicos municipais na terça, 25, analisou a importância do investimento em agroeconomia.

“É a retomada da economia da cidade. São mais de 14 mil frentes de trabalho criadas e exemplo da gestão do prefeito em parceria com o Legislativo”, afirmou Cesinha.

Outra autoridade regional presente ao evento, a prefeita de Quissamã e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco (UNIÃO), lembrou que a atividade de entretenimento foi a última a voltar após o início da pandemia do coronavírus.

“Toda essa estrutura está botando comida na mesa das pessoas, promovendo o lazer, atividades e ofertas de diversos serviços”, apontou Fátima Pacheco.

Secretário de Turismo de Macaé, Léo Anderson também reforçou a importância da volta da Expo Macaé 2022 para o estímulo da economia, do comércio, da agroeconomia e do turismo em Macaé e na região.

“Depois de 5 anos, a Expo está de volta movimentando a economia, o comércio; as lojas de roupa estão vendendo, os salões de beleza estão cheios”, completou Léo Anderson.

Para a segurança do evento, a Secretaria de Saúde montou tendas para vacinação contra o coronavírus para pessoas com idade a partir dos 12 anos, e também contra a Influenza, que atendem das 13h às 20h, como contou a Coordenadora de Imunização da pasta, Mariana Gulão.

Além do show gratuito do cantor Ferrugem, no dia 29, e dos shows com venda de ingresso, das duplas sertanejas, Jorge e Mateus, no dia 28, e Chitãozinho e Xororó, no dia 30, e de A Bela e a Fera, no dia 31, a Expo Macaé 2022 terá Feira de Artesanato e diversas outras atrações.

A reforma do Parque de Exposições contou com a recuperação de 19 galpões, sendo 13 de exposição de animais, 2 de vaca leiteira, 1 de equoterapia, 1 de restaurante, 1 de agroeconomia familiar, e 1 de leilões de animais, além diversos outros serviços.

O fim de semana de aniversário da cidade, celebrado nesta sexta-feira, 29, comemora também um ano que, segundo a prefeitura, vem sendo marcado pelo desenvolvimento do município.

O governo municipal também recorda a entrega da Praça 29 de Julho, no Novo Cavaleiros, e da Praça Wellington Oliveira da Silva, em Trapiche, na região serrana, com brinquedos, gramados, e pinturas novas.

Para o dia do aniversário, nesta sexta, a prefeitura promete o retorno de atividades tradicionais, começando às 7h com a missa solene em ação de graças aos 209 anos do município, na Igreja São João Batista, e seguindo às 8h com o hasteamento da bandeira, em frente ao Paço Municipal, e o desfile cívico, às 9h.

Na parte da tarde, acontece a inauguração do Posto de Informações Turísticas, e a entrega da reforma do deck da Praia dos Cavaleiros, marcada para as 14h, além da também tradicional sessão solene da Câmara Municipal, marcada para às 18h.

A programação de aniversário segue neste sábado, 20, com a promessa de entrega de mais duas praças revitalizadas, no Jardim Santo Antônio, às 9h, e no Botafogo, às 11h, entre outras atividades que acontecem na cidade.

Mais lidas da semana